Feira do Fumeiro atraiu milhares de visitantes

Feira do Fumeiro atraiu milhares de visitantes

A 17.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, realizada entre os dias 31 de março e 2 de abril, atraiu milhares de visitantes que encheram o espaço da feira do Tijelinho.

A organização destaca que este sucesso foi comprovado, também, pela “quantidade de produtos vendidos pelos expositores, bem como, pelas refeições servidas pelos restaurantes, que deliciaram os apreciadores do Cozido à Portuguesa e do Arroz de Grelos com Moira, bem como das iguarias servidas de entrada, regadas pelos melhores vinhos da casta avesso da sub-região de Baião”.  

O biscoito da Teixeira, as compotas, as laranjas da Pala, as amêndoas, os chocolates, a doçaria regional, os licores, a ginjinha, e a cerveja artesanal foram alguns dos produtos que estiveram presentes neste certame além do artesanato com peças criadas pelos artesãos.

A novidade desta edição foi a presença de um produtor de azeite aromatizado, produto muito apreciado e elogiado pela sua qualidade.

Animação sempre presente

O certame contou, também, com as atuações de grupos de bombos, concertinas, academias de dança, a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, grupos de música popular, ranchos folclóricos, contando ainda, na noite de sábado, com a atuação ao vivo do artista nacional Nel Monteiro.

fumeiro 2 1024x560 1 | NOVUM CANAL
fotografia: DR

Evento sustentável

A autarqia destaca que “nesta edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, foram adotadas novas medidas de sustentabilidade, tendo sido desenvolvidas campanhas de sensibilização, além de ações como a separação para tratamento dos restos da restauração, a colocação de ecopontos em vários locais do recinto e nas imediações e a disponibilização de bebedouros (pontos para fornecimento gratuito de água)”.

“À semelhança do que vem acontecendo com todos os eventos organizados pela Câmara Municipal, a Feira do Fumeiro tornou-se também um evento sustentável, alinhado com as políticas e práticas ambientais seguidas pelo município. Recorde-se que Baião foi o primeiro município português a obter a certificação como Destino Turístico Sustentável”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

Feira Stock Off

No recinto da Feira do Tijelinho decorreu também, mais uma edição da Feira “Stock Off”, uma iniciativa da Associação Empresarial de Baião (AEB), com o apoio da Câmara Municipal, com a presença de diversas empresas baionenses que disponibilizaram uma grande variedade de produtos a preços reduzidos.

Citada em comunicado, a presidente da AEB, Maria Miguel, destacou a “satisfação dos comerciantes que escoaram uma boa parte do seu stock e registaram uma elevada afluência de clientes”. 

A 17.ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, com um balanço muito positivo, continua a reforçar a sua posição como um dos eventos gastronómicos de referência na região e no país.