A sexta edição da Clássica Aldeias do Xisto, marcada para o próximo domingo, 16 de abril, é a terceira e decisiva prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que, neste momento, “Rafael Silva (Efapel Cycling) está no comando, com 105 pontos, sendo seguido de perto por Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com 95, Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), com 86, Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), com 85, Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Leangel Linarez (Ovos Matinados-Tavfer-Mortágua), com 80”.
A Clássica Aldeias do Xisto é uma corrida para profissionais que começa e acaba sempre numa aldeia e liga as Aldeias do Xisto do Mosteiro, Pedrógão Grande, onde a partida será dada às 12h00, e de Aigra Nova, Góis, onde se aguarda a chegada cerca das 15h45.

A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria.
Pelo caminho haverá mais duas subidas pontuáveis, na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pêra (km 112,5).
Num traçado que vai levar o pelotão do Zêzere até à serra da Lousã, esta edição da Clássica será das menos exigentes em termos montanhosos.
A federação recorda que em “sub-23 as diferenças são maiores, mas nada está também ainda fechado”, salientando que “Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) parte na frente, com 140 pontos, mais 50 do que Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) e mais 60 do que Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol), que ocupam os lugares imediatos na classificação geral”.