
Os renovados jardins da CCDR-NORTE abriram-se, na tarde de ontem para receber a primeira de quatro conversas literárias “Um Brinde a Agustina”, em homenagem à escritora e vizinha nortenha Agustina Bessa-Luís.
O encontro, intitulado “Uma Geografia Sentimental”, contou com a participação de Mónica Baldaque, filha de Agustina, e do escritor Bruno Vieira Amaral, com a moderação de Jorge Sobrado.

Este encontro permitiu colocar em perspetiva o papel da literatura na imagem que o leitor cria dos lugares, tendo como ponto de partida inevitável o Douro visto pelos olhos e pela escrita de Agustina.
De acordo com nota da CCDR-NORTE, o ciclo “Um Brinde a Agustina” pretende “ainda abrir mais portas: abrir as “portas” de Agustina Bessa-Luís aos habituais e aos novos leitores e abrir as portas da CCDR-NORTE à comunidade. O programa conta ainda com a execução de uma tela, que conta com a participação de todos os presentes no evento, ao longo das quatro sessões, e com quatro oficinas de escrita criativa”.
Até junho, estão previstos mais três encontros do ciclo de conversas “Um Brinde a Agustina”.