O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, vai encerrar a sessão da criação da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, processo que será dado como concluído na próxima quinta-feira., num seminário que decorrerá na Câmara Municipal de Baião, organizada pela Assembleia
Intermunicipal da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), na qual será apreciada e aprovada a criação desta paisagem protegida.
De forma a oficializar o projeto, o município de Baião vai ainda receber, durante a tarde, um seminário global promovido pela AMDT, sob o tema “Gestão Ativa do Património Natural da Serra da Aboboreira”, que terá lugar no Auditório Municipal.
O seminário irá contar com a presença de várias entidades de relevo, entre elas o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino. Divida em duas partes distintas, a sessão vai abordar, num primeiro momento, a apresentação dos resultados da Operação “Gestão Ativa do Património Natural da
Serra da Aboboreira”, executado pela AMDT e financiado pelo NORTE 2020, seguido de um painel sobre o tema “Serra da Aboboreira: o futuro da nova Paisagem Protegida Regional”.
Para a presidente da AMDT, Cristina Vieira, “este dia vai ficar marcado na história da região, afinal trata-se da valorização do seu património natural e cultural. Percorremos um longo percurso para chegar até aqui, com muito trabalho, esforço e dedicação de inúmeros profissionais e entidades. É bastante gratificante perceber que a Serra da Aboboreira vai finalmente receber o estatuto que lhe é devido e que serão várias e significativamente positivas as consequências que decorrerão desta aprovação”.