Lixo amontoado junto ao infantário de S.Lourenço, na Vila de Paço de Sousa, em Penafiel está a preocupar a comunidade, uma vez que, alegadamente, o lixo será proveniente do Lar e Centro De Dia Padre Américo, localizado na proximidade do infantário.

Ao Novum Canal chegaram relatos do lixo amontoado e a transbordar dos contentores, junto à rede que delimita o espaço da escola primária, havendo o sério receio de as crianças poderem contactar com os resíduos ali depositados.
Ao que apuramos, têm sido feitas denúncias alertando para a falta de condições de salubridade e que podem constituir um problema de saúde pública.

Contactada a câmara municipal de Penafiel, fomos remetidos para o regulamento municipal dos resíduos sólidos urbanos, cujo artigo 33º refere que “a deposição, recolha, transporte, armazenagem, valorização ou recuperação, eliminação de resíduos urbanos de grandes produtores, são da exclusiva responsabilidade dos seus produtores”.
António Costa, presidente da Associação que gere o Lar e Centro de Dia Padre Américo, sublinhou que a instituição se encontra devidamente certificada para gerir os resíduos hospitalares que são separados dos domésticos e recolhidos por uma empresa que se responsabiliza por lhes dar o seu devido destino. Quanto aos resíduos domésticos, este responsável lembra que são confecionadas, diariamente, mais de duzentas refeições. Uma situação reportada já várias vezes à câmara municipal de Penafiel, através da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, tendo sido sublinhada a necessidade da colocação de mais contentores, o que até ao momento ainda não se verificou.

António Costa anunciou que amanhã será feita nova exposição da atual situação para reforçar a necessidade de mais equipamentos.
Entretanto, fonte da Câmara Municipal assegura não ser da sua responsabilidade a gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) de grandes produtores, conforme determina o artigo 33º do Regulamento dos RSU.