A Polícia Municipal do Marco de Canaveses assinalou, esta quinta-feira, o seu 20.º aniversário, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho e contou com o corpo de elementos que integra esta força de segurança, o executivo municipal, vários autarcas do concelho, entre outros convidados.

A cerimónia ficou marcada pela apresentação de uma nova viatura elétrica e a atribuição das divisas referentes aos 20 anos que esta força municipal completou esta quinta-feira.
A presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, relevou a importância desta força naquilo que é a comunidade, a salvaguarda de pessoas e bens.

“É um serviço que executa também tarefas administrativas, mas são agentes, andam na rua, dão a cara pelo município e pelos munícipes. Quisemos dar a conhecer à população esta força, homenagear os agentes que receberam as divisas dos 20 anos de serviço, sendo que esta data serve para assinalar a sua história, o trabalho realizado”, afirmou.
A chefe do executivo reconheceu que a Polícia Municipal do Marco de Canaveses é, presentemente, uma força melhor equipada, que dispõe de vários elementos devidamente credenciados e preparados para a execução das suas tarefas.

“Estamos a falar de meios logísticos, viaturas, armas e fardamentos e equipamento de apoio no desenvolvimento das suas competências”, expressou, assumindo que o quadro da policial municipal foi reforçado recentemente com novos dois elementos.
“Estes agentes tiveram que fazer formação, mas admito que são necessários mais polícias municipais e iremos reforçar esse quadro”, garantiu, relevando também o programa Polícia vai à Escola que decorre desde o início do ano letivo 2022/2023 e tem como objetivo de promover uma maior aproximação entre a Polícia Municipal e a comunidade escolar.

“Dispomos de 28 estabelecimentos escolares e chegamos acima de mil crianças naquilo que é a atividade formativa e de sensibilização da Polícia Municipal”, confirmou, assegurando que esta força está mais próxima dos cidadãos.
“O facto de termos jovens da terra, qualificados, que conhecem a comunidade, as suas expetativas e necessidades é uma mais-valia”, atalhou.

Júlio Coelho, comandante da Polícia Municipal do Marco de Canaveses, reiterou o apoio que esta força tem tido por parte da autarquia, reconhecendo que esta, hoje, melhor e mais bem preparada para fazer face àquilo que são as inúmeras solicitações com que está confrontada.

“A massa humana é importante neste tipo de serviços de contacto com o público. Sei que foi aberto procedimento concursal para dois agentes, mas há necessidade de completar o quadro. A nossa área de atuação é grande e as competências são vastas. Se tivermos mais gente poderemos ser mais eficazes e mais eficientes”, concordou, reconhecendo que fazer 20 anos é uma data especial para todos os elementos que integram esta força.

“Agradecer o reconhecimento do executivo municipal e para nós é uma alegria saber que o trabalho que temos vindo a fazer é também reconhecido. No início foi difícil, mas conseguimos cimentar a nossa posição e queremos sempre estar mais próximo das pessoas”, acrescentou.

