Lousada atingiu, esta semana, a fasquia de 100 mil árvores plantadas no concelho, no âmbito do projeto #PlantarLousada, que nasceu em 2016 com o objetivo de plantar 10 mil árvores no município.
A autarquia destaca que até 2018, com a ajuda da comunidade, esse objetivo foi ultrapassado, sendo que nesta semana, no âmbito do Dia da Árvore, foi atingido o objetivo de plantar 100 mil árvores no território.
O município declara que “em menos de sete épocas de plantação atingiu este número redondo e simbólico, graças a mais de nove mil voluntários que dedicaram mais de 20 mil horas do seu tempo a tornar Lousada mais verde”.

“Juntos, restaurámos mais de 70 hectares de áreas degradadas, em terrenos públicos e privados. Daqui a 10 anos, estas árvores terão a capacidade de armazenar mais de 2.000 toneladas de carbono atmosférico. Daqui a 20 anos, serão 12.000 toneladas”, avança a câmara municipal na sua publicação oficial que assegura que quer “um concelho mais saudável, mais preparado para as ameaças ambientais, com mais biodiversidade e qualidade de vida para todos”.
Refira-se que os objetios do #PlantarLousada são “primordialmente ecológicos”, não sendo de “menorizar a motivação cívica e educacional”.
“ Cada árvore plantada foi uma lição, um contributo, uma dádiva solidária e consciente. Nada disto teria sido possível sem o abraço uno a esta missão, sem a vontade e o compromisso coletivos. Assim, celebremos, também coletivamente, este resultado”, manifesta a autarquia que realça que este projeto conta com a colaboração de “todas as coletividades, empresas, escolas, crianças, seniores, famílias, cidadãos portugueses e estrangeiros, pessoas individuais ou em grupo, peritos e leigos”.