O programa “É Psicológico” do Novum Canal, com Marina Ferreira da Silva abordou o tema “síndrome do impostor”.
De acordo com a psicóloga e apresentadora do “´É Psicológico”, Marina Ferreira da Silva, “quem lida com a síndrome do impostor não acredita no seu valor, mesmo quando confrontado com provas de que é capaz de executar as diferentes tarefas com sucesso”.
“A síndrome do impostor não é uma doença, mas sim um padrão de pensamento que nos pode levar a duvidar de nós próprios e a achar que é apenas uma questão de tempo até que os outros descubram que somos uma fraude. Quem sofre de síndrome do impostor considera-se inferior aos outros e sente que não merece reconhecimento ou elogio por algo que tenha feito por mérito próprio, pois quando se alcança sucesso, isso deve-se apenas à sorte”.
No programa, Marina Ferreira da Silva foi desconstruindo este padrão de pensamento e dando ferramentas para que as pessoas afetadas pela “síndrome do impostor”, possam criar mecanismos que permitam ultrapassar algumas barreiras. Marina Ferreira da Silva acrescentou ainda: “Duvidar de nós mesmos pode ser paralisante, mas saber reconhecer e lidar com esses sentimentos pode ajudar a conseguir quebrar o ciclo da síndrome do impostor, por isso, lembremo-nos que o mais importante é confiarmos em nós, sem nunca nos esquecermos que a perfeição, essa sim, é uma ilusão”.