Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Associação Diabéticos do Vale do Sousa assinalou 9.º aniversário

Partilhar por:

A Associação Diabéticos do Vale do Sousa reuniu,  esta sexta-feira, vários associados numa unidade de restauração do concelho, para assinalar o seu nono aniversário, iniciativa que contou com a presença da vereadora responsável pelo pelouro da Saúde da Câmara de Penafiel, Daniela Oliveira, do diretor do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, Fernando Malheiro, do presidente da Freguesia de Penafiel, Carlos Leão, e demais elementos da estrutura da Associação Diabéticos do Vale do Sousa.

Cristina Marques, presidente da Associação de Diabéticos do Vale do Sousa, destacou, em declarações ao Novum Canal, que a instituição existe desde 2014, sendo que este jantar além do convívio permitiu fomentar troca de conhecimentos e experiências entre associados depois da Covid-19.

Cristina Marques realçou que a associação, a que preside, tem apostado, sobretudo, na prevenção da diabetes e na promoção de hábitos alimentares saudáveis, assim como na divulgação de informação que permita minimizar este que é já um flagelo social que atinge vários estratos e grupos etários na sociedade nacional.

“A associação tem vindo a apostar muito na prevenção da doença, na promoção para a saúde. A maioria dos nossos associados são diabéticos, mas, também, temos sócios não diabéticos e por isso queremos chegar a toda a comunidade do Vale do Sousa, incutindo e disseminando a prática da atividade física, de uma alimentação saudável, porque é por aqui que poderemos prevenir a doença”, disse.

Cristina Marques recordou que a associação promove encontros, atividades, uma caminhada que é feita no primerio domingo de cada mês, no Parque da Cidade de Penafiel.

“Existem outros projetos na comunidade que também promovemos, realizamos passeios, já estivemos em Ponte de Lima e em Viana do Castelo”, frisou, sustentando que segundo a ARS Norte a diabetes atinge já 15 mil pessoas no Vale do Sousa, sendo que existem 1210 pessoas com diabetes tipo 1.

“Esta é uma realidade que tem vindo a crescer. É uma doença silenciosa e por isso o utente diabético não lhe dá grande valor- É fundamental a promoção para a saúde”, avançou, retorquindo que a instituição tem vindo a estreitar laços com a comunidade.

“Articulamos com ao Câmara de Penafiel, com o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, vários ginásios com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos diabetes”, atalhou, assumindo que o aumento da diabetes é um fenómenos à escala mundial.

“Hoje há cada vez mais sedentarismo, os jovens passam mais tempo ligados aos computadores e telemóveis. A diabetes está a aumentar não apenas em Portugal, mas a nível mundial. Referir ainda que Portugal é dos países com maior índice de diabetes na Europa. No continente europeu só a Espanha tem maior índice de diabetes, por isso este é um fenómeno preocupante”, asseverou, confirmando que esta é um tema que deve ser trabalhada ao nível da escola e do ensino.

“É vital começarmos a promover a saúde  junto dos mais novos, promover a educação para a saúde, incrementar a boa educação. A sociedade está cada vez mais consciente para esta questão, mas a alimentação como está mais cara inviabiliza, por vezes, o que seria uma alimentação correta e equilibrada. Existem países em África que a diabetes está a aumentar devido ao problema da nutrição ai existente”, confirmou.

Cristina Marques manifestou, ainda, que o objetivo da associação passa por ter o maior número de associados, apostando na sua divulgação e integrar projetos a nível nacional, marcando presença em congressos e outros eventos.

A associação  conta com 98 sócios, com quotas ativas.

Fernando Malheiro, diretor do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, relevou a importância que a Associação de Diabéticos do Vale do Sousa tem hoje na região.

“A diabetes é, de facto, um flagelo, que tem a ver até com outras questões como a obesidade e recordo que em 2023 o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul lançou uma consulta de atividade física, ou seja, qualquer cidadão que se desloque ao médico, este convida-o a fazer atividade física como forma de minimizar este flagelo. Em articulação com a Câmara de Penafiel estamos a promover a “Diabetes em Movimento”, programa comunitário de exercício físico “Diabetes em Movimento®” para pessoas com diabetes tipo 2, que representa um esforço articulado da comunidade para incrementar uma solução para esta população”, expressou, aludindo, ainda, para a importância da literacia em saúde e a parte da nutrição.

Fernando Malheiro reconheceu que sedentarização é decididamente um dos fatores que contribuiu para o aumento da diabetes.

“Recordar, ainda, que a nutrição dos mais jovens não será a mais adequada e isso traz consequências”, avançou, sublinhando que a dieta mediterrânica está ainda longe de ser implementada.

Daniela Oliveira, responsável pelo pelouro da Saúde, enfatizou, também, a importância de se combater a diabetes, estreitar laços com os demais atores nesta área e com a comunidade de forma a minimizar a sua disseminação.

“A diabetes é uma verdadeira pandemia na sociedade devido ao sedentarismo e à alimentação que não é a correta. O município tem uma parceria com o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, a associação e outros atores com o objetivo de promover este que é um dos principais problemas de saúde pública. A Associação de Diabéticos do Vale do Sousa só demonstra que realmente o poder associativo é importante para que possamos levar a bom porto esta luta contra a diabetes”, afirmou, reconhecendo que é preciso informar e fazer mais no sentido de consciencializar a sociedade e a comunidade para esta questão.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!