Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Grupo de mulheres de Paredes entrega primeira de sete camas ao IPO Porto

Partilhar por:

Um grupo de mulheres, residentes no concelho de Paredes, entregou, esta quinta-feira, no IPO do Porto a primeira de sete camas e outro tipo de material que irá contruir para aumentar a qualidade de vidas dos doentes e dos seus familiares/acompanhantes.

Sandra Rocha, uma das responsáveis pelo grupo “Um Toque de Amor”, grupo criado com o objetivo de promover ações de cariz social e que se deslocou ao Porto para entregar em mãos a cama e restante material, assumiu estar de coração cheio por poder contribuir para o bem-estar e qualidade de vida de todos quantos recorrem ao IPO.

“Realizamos um jantar para angariar verbas. Inicialmente prevíamos cerca de 200 pessoas, mas rapidamente chegamos às 400 inscrições e tivemos de cortar nas inscrições porque não dispúnhamos de mais espaço. Mas, sim, o jantar foi um sucesso e felizmente conseguimos angariar as verbas que aplicamos depois na compra de todo este material”, disse, realçando que a ideia de ajudar o IPO rapidamente foi aceite e acolhida pelas restantes elementos e rapidamente contagiou a comunidade.

Sandra Rocha esclareceu, ainda, que o facto da sua mãe já ter vencido um cancro e não ter resistido ao segundo, motivou-a a querer ajudar outros utentes do IPO que passam por este drama.

“Era um objetivo que pretendia concretizar. No verão passado tive um familiar a quem lhe foi detetado um cancro e pensei que era altura de ajudar. Pedi à Conceição que já teve um familiar com o mesmo problema e juntamo-nos e começamos a pedir aos empresários que nos ajudassem e o valor no jantar foi para investir na sua aquisição”, expressou, relevando o apoio que teve dos empresários.

“Estabelecemos contactos com o IPO Porto, reunimos com os responsáveis para nos inteirar do que era necessário, o que é que fazia mais falta, também, perceber que tipo de camas pretendiam de forma a que tudo correspondesse às especificações necessárias e que tinham sido definidas. Para já entregamos uma cama, o protótipo, faltam seis que estão a ser fabricadas. Entregamos, também, três micro-ondas, duas cadeiras sanitárias, um LCD, uma cafeteira elétrica e uma balança pediátrica”, afirmou, precisando que todos os pedidos foram entregues e que o grupo tem ainda dinheiro disponível, que sobrou do jantar, que irá ser  investido para reparar alguns cadeirões que se encontram danificados.

“Será um trabalho a curto prazo. Estamos a agilizar com o IPO Porto”, manifestou, sublinhando que no dia 25 de abril irá decorrer uma caminhada com uma prova de  BTT.

“Estou, deverás, com o coração cheio. Não tenho palavras por tudo o que conseguimos fazer para ajudar o IPO Porto. O jantar irá ficar gravado nas nossas memórias, a comunidade colaborou, os voluntários foram inexcedíveis e queremos continuar a colaborar  com outras instituições”, concretizou.

Paula Dique, do IPO Porto, reconheceu que estas ações são determinantes para minimizar os problemas com que a instituição se depara, mas também os utentes e familiares.

“Existem acompanhantes que não dispõem de condições para acompanhar os utentes. Este este material é mais um contributo e irá ajudar toda a comunidade de doentes e seus familiares”, asseverou.

Ana Paula Carvalho, enfermeira do IPO Porto, relevou este gesto, salientando que existem crianças e adultos que vão beneficiar destas camas.

“Estamos a falar de camas mais confortáveis que irão proporcionar mais qualidade de vida”, atalhou, recordando que o IPO Porto faz 190 transplantes por ano.

Luís Miguel, empresário de Paredes, que participou nesta oferta ao IPO, responsável pela confeção das cadeiras enalteceu, também, esta ação e este gesto.

“Somos uma empresa que está habituada a trabalhar na geriatria e assim que nos foi proposto participar, aderimos de imediato. Estabelecemos várias reuniões com o IPO Porto para adequar o produto às necessidades da instituição. Fizemos uma peça única, produzida com este objetivo e que foi ao encontro das exigências que foram previamente definidas. Espero que este material seja útil para os utentes e os familiares”, retorquiu.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!