Novum Canal

mobile

tablet

Cinemax Penafiel apresenta programa de curtas de animação Aproveitando a estreia nas salas de cinema do filme português "Ice Merchants" de João Gonzalez, nomeado ao Óscar de melhor curta metragem de animação, num modelo de exibição inovador em Portugal, com sessões centradas apenas na curta de animação e a preço de bilhete mais acessível, o Cinemax Penafiel irá estender esta aposta, ao longo dos próximos meses, para outros filmes de animação em formato de curta-metragem, em parceria com o COCP - Clube Objetivo Cinema em Penafiel. O primeiro programa de sessões terá início no dia 16 de Março com duas autoras contemporâneas de referência, Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, e os seus multi-premiados filmes "O Homem Do Lixo" e "Água Mole". Haverá ainda lugar para um regresso à animação de João Gonzalez, com o seu primeiro filme "Nestor", numa sessão que contará ainda com "O Casaco Rosa", um divertido filme de outra excelente e premiada autora, Mónica Santos. Para fechar o mês de Abril, "Nossa Senhora Da Apresentação" e "Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias", dois filmes realizados por dois dos mais importantes nomes da animação portuguesa, Abi Feijó e Regina Pessoa, grandes dinamizadores da Casa-Museu de Vilar, museu sediado em Lousada, dedicado ao cinema de animação. "Um espaço de programação em sala para curtas de animação distribuídas em Portugal, com o objetivo de proporcionar ao nosso público o que melhor se faz dentro de um género cinematográfico pouco divulgado no circuito comercial de exibições", é o desafio lançado por Thiago Cardoso, responsável pela gestão das salas Cinemax Penafiel. Os bilhetes estão já disponíveis no Cinemax Penafiel e têm o custo de 2€, os associados do clube de cinema poderão adquiri-los por apenas 1€. Em anexo, imagem do programa.
Fotografia: DR

Misericórdia de Lamego entidade parceira na organização da Semana Santa

Partilhar por:

A Semana Santa é uma das tradições mais enraizadas da cidade de Lamego, constituindo, a par das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, o seu principal acontecimento religioso.

 Este ano, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego volta a ser uma entidade parceira na organização das Solenidades da Semana Santa com a missão de celebrar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

Citado em comunicado, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, António Carreira, destacou que para “os lamecenses, a Páscoa é sempre vivida com emoção e fé”.

“Sendo a maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho, esta Santa Casa associa-se a estas celebrações com muita alegria e devoção, em especial nas suas procissões noturnas”, disse.

 Trajados a rigor com as “opas” típicas da irmandade, os mesários da Misericórdia de Lamego desfilam na Sexta-Feira Santa (7 de abril) durante a Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.

Fotografia: DR

Neste cortejo, predomina o silêncio e a luz das tochas transportadas pelos fiéis. O Senhor segue morto num caixão pelas ruas da cidade. O percurso noturno tem início e fim na Igreja das Chagas.

 No dia anterior, a irmandade também participa na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais que parte da Igreja das Chagas, às 21h30. Acolhe ainda no domingo de Ramos, pelas 10 horas, a cerimónia de Bênção de Ramos, antes da Procissão desfilar rumo ao Centro Paroquial de Almacave.

Todos os anos, Lamego recebe, durante esta quadra, milhares de pessoas que querem vivenciar, com uma espiritualidade ímpar, esta tradição secular que conjuga elementos da liturgia e da religiosidade popular.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!