Celorico de Basto: Momentos de glamour na eleição da rainha das Camélias
Celorico de Basto viveu, no sábado, 11 de março, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, momentos de glamour associado à Festa Internacional das Camélias, o Desfile de Moda para a eleição da Rainha e Princesas das Camélias.

Este desfile contou com a participação de 17 concorrentes a princesas e 12 concorrentes a rainhas.
O júri foi composto por Nuno Sá Leal, responsável pela criação e coordenação dos curso da design sustentável da UTAD, Maria da Graça Guedes, Investigadora na área científica de design, e Miguel Oliveira, costureiro de alta-costura, Atelier Miguel Oliveira.

Coube ao júri selecionar a rainha e as damas de honor, sendo que as princesas são todas coroadas. Competiu, ainda, ao júri formular uma opinião sobre os vestidos apresentados.
Este desfile contou, ainda, com um desfile de moda sobre a sustentabilidade protagonizado por alguns alunos do Agrupamento de Escolas e da Andorinha Astuta.

Citado em cmounicado, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, mostrou-se agradado com a envolvência da comunidade neste desfile.

“É tão gratificante sentir que tudo o que fazemos fazemo-lo em prol da nossa comunidade e sempre que os chamamos a participar eles respondem positivamente e cheios de orgulho. Hoje temos a casa cheia para assistir à eleição das princesas e da rainha das camélias, um momento cultural integrado na Festa Internacional das camélias e que mostra que as camélias podem ser fonte de inspiração também no vestuário”.

O autarca agradeceu ainda o empenho daqueles que abrilhantaram o espetáculo, com momentos musicais, ballet e teatro mas deu especial enfoque ao “trabalho notável do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e da Andorinha Astuta” que integraram o desfile da sustentabilidade.
“Esta parte do espetáculo procurou fazer uma chamada de atenção para o meio ambiente, para a utilização dos recursos naturais de forma consciente sem comprometimento das gerações futuras. Um desfile com reutilização e transformação de peças de vestuário que introduziu com toda a categoria o tema da sustentabilidade”, disse.

A autarquia destaca que a “inclusão da temática da sustentabilidade assenta nos objetivos do município em transformar a Festa Internacional das Camélias num evento sustentável.
“Um objetivo que sempre tivemos em mente com a reutilização permanente dos adereços decorativos usados na decoração de ruas ao longo dos anos, mas queremos dar um upgrade ainda mais”, declarou.

A abertura do espetáculo esteve a cargo do Ballet da Academia de dança de Catarina Oliveira, o Grupo de Teatro Celoricense apresentou um sketch e a Ana Oliveira interpretou a música “Nasce o dia em Celorico”.
Este espetáculo integrou a XVIII festa Internacional das Camélias.
Perfil do Autor
