O custo da água, bem como a tarifa de saneamento e de resíduos sólidos urbanos vão aumentar no município de Valongo, em 2023.
Depois da concessionária das Águas de Valongo pedir uma atualização dos preços, a Câmara Municipal em reunião de executivo, aprovou, com voto contra do PSD.
Haverá assim um amento de cerca de 8% do tarifário da água, 16% do tarifário de saneamento e 15% dos resíduos sólidos soma-se uma retribuição à CMV de 0.18€/m3 de água vendida, cobrada aos consumidores pela empresa.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) afirmou ainda “que não se considera evidente que a alteração proposta salvaguarde o interesse público e os interesses dos utilizadores dos serviços de águas, na medida em que se traduz apenas num aumento de encargos para estes sem benefício direto para os serviços e pondo em causa as premissas assumidas nos anteriores aditamentos”.
A oposição afirma que, “estes aumentos foram para valores, em larga medida, superiores à inflação, o que muito prejudica as famílias do Concelho que, previsivelmente, irão enfrentar enormes dificuldades, tendo em conta as estimativas económicas.”