Procurar
Publicidade

Arranca amanhã a Capital Europeia do Vinho em Lamego

CIM Douro é Capital do Vinho

A cidade de Lamego acolhe amanhã, dia 4, a grande Gala de Abertura da Cidade Europeia do Vinho 2023.

Decorrem, neste momento, os preparativos finais deste evento organizado pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM DOURO), que marcará o início do programa de iniciativas alusivas às comemorações da distinção europeia obtida pelos 19 municípios da região.

Lamego prepara últimos pormenores para receber Capital Europeia do Vinho

A Gala de Abertura tem início às 21h30 no Centro Multiusos de Lamego e contará com

a atuação de artistas de relevo nacional, como Ana Bacalhau, António Zambujo, Pedro Abrunhosa e Miguel Araújo, entre outros momentos musicais e artísticos protagonizados por grupos da região.

Neste evento, será assinalada ainda a passagem de testemunho de Aranda del Duero (cidade galardoada em 2022) para a CIM Douro como nova cidade europeia do Vinho. Simultaneamente, decorrerá também o evento da passagem de testemunho das “Cidades Dionísio” entre o Embaixador da Moldávia e o presidente da Câmara de Toulouse.

CIM Douro vai ser capital do vinho

Para além dos momentos musicais, durante o evento serão homenageadas personalidades do panorama nacional e internacional, que contribuíram nas suas áreas para o desenvolvimento da região do Douro.

Desta forma, a Comunidade Intermunicipal do Douro decidiu atribuir distinções pelo seu papel ao atual Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, “pela sua luta pela preservação do Vale do Côa, não permitindo a construção da Barragem do Côa e contribuindo simultaneamente para a preservação da arte rupestre e consequente edificação do Museu do Côa”, como sublinha a CIM Douro.

Também no âmbito político a organização pretende sinalizar a importância do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pinto Balsemão, “que teve um papel de impulsionador da navegabilidade do Douro, sendo hoje um dos maiores fatores da componente económica e turística da região”, refere a CIM.

Lamego será o centro da Capital do Vinho

Simultaneamente a CIM Douro irá homenagear o ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro ministro de Portugal, Durão Barroso, “pelo seu contributo na edificação do Museu do Douro”.

Para além de sublinhar as opções governativas, a CIM Douro pretende também distinguir Bianchi de Aguiar e Miguel Cadilhe “que tiveram um papel primordial na task force que liderou a candidatura do Douro a Património da Humanidade”.

Ainda na componente das homenagens, a CIM Douro “irá atribuir um galardão aos professores Nuno Magalhães e Arlete Mendes Faria, pela criação dos cursos profissionais e superiores de enologia”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade