184 alunos do 4.º ano dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz fizeram o rastreio ao daltonismo, “uma perturbação na visão, sem cura, que impede a diferenciação de todas ou algumas cores”.
A autarquia destaca que o rastreio decorreu no âmbito do programa “ColorASS nas escolas”, de que o município se voltou a associar este ano letivo.
O programa tem como propósitos “sensibilizar a comunidade escolar para a questão do daltonismo e os seus constrangimentos”.

A par dos rastreios foram “distribuídos aos alunos compostos por um conjunto de lápis de cor e uma sebenta alusivas ao ColorADD”.
O município avança que “aos estabelecimentos de ensino foram ainda facultados materiais didáticos, em formato digital, para que os docentes possam aplicar em atividades no contexto escolar”, salientando que a autarquia aderiu ao programa “ColorADD nas escolas” no ano letivo 2019/2020, numa ação de continuidade realizada a alunos do 4.º ano de todas as escolas do concelho”.

“Com o apoio das óticas Lojas da Visão foram, até à data, efetuados rastreios a 607 alunos arouquenses, tendo sido detetadas algumas situações de daltonismo e outros problemas de visão”, acrescenta a câmara na sua publicação oficial.