Publicidade

Greve dos trabalhadores da CP com várias perturbações a registarem-se esta manhã

Greve dos trabalhadores da CP com várias perturbações a registarem-se esta manhã

São já visíveis os efeitos da greve dos trabalhadores da CP que iniciou esta quarta-feira e irá decorrer até ao dia 21 deste mês. com várias perturbações e comboios a serem suprimidos, numa paralisação convocada pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Não foram decretados serviços mínimos para este período de greves.

Na origem deste protesto está a valorização salarial que os trabalhadores da CP exigem e o que consideram ser a “falta de resposta por parte da administração da empresa” às suas reivindicações.

Fotografia: Novum Canal

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), um dos vários sindicatos que aderiu ao protesto, refere, no seu site oficial, que o  “recebeu da CP, EPE a sua proposta de atualização salarial para 2023”, salientando que o “melhor que a empresa propõe é um aumento global de 4% ou um aumento de 51 euros comum a todos os índices, o que representaria, neste caso, um aumento médio na carreira de 3,89%.”.

“São claramente valores inaceitáveis face à inflação média registada em 2022 que foi de 7,8%. A CP e as tutelas ministeriais estão, portanto, a propor na prática uma redução salarial. Naturalmente, o SMAQ não poderá aceitar tal coisa”, refere o mesmo sindicato no texto que partilhou na sua publicação.

Este sindicato esclarece que “existem igualmente um conjunto de outras matérias que afetam a carreira, humanização de escalas, cumprimento do AE e RC acordados, melhoria das condições das instalações sociais, melhoria das condições de trabalho nas cabinas de condução, estabelecimento das necessárias condições de segurança para que os maquinistas desempenhem as suas funções nas estações e parques de material, que a empresa se tem mostrado manifestamente incapaz de resolver”.

Fotografia: Novum Canal

“Assim, os Maquinistas da CP, EPE estarão entre os dias 8 de fevereiro de 2023 e 21 de fevereiro de 2023 em greve à prestação de todo e qualquer trabalho”, lê-se na mesma publicação que adianta que “no dia 9 de fevereiro os trabalhadores representados pelo SMAQ estarão em greve total e que todos os trabalhadores cujo turno se inicie no dia 8 de fevereiro e termine já no dia 9 de fevereiro farão greve logo desde o início do seu turno”.

O sindicado avança, ainda, que “todos os trabalhadores cujo turno se inicie no dia 8 de fevereiro e implique repouso fora de sede farão greve a todo o turno no dia 8 de fevereiro”, que acrescenta que “entre as 00H00 do dia 10 de fevereiro de 2023 e as 24H00 do dia 16 de fevereiro de 2023, os trabalhadores com as categorias maquinista ou maquinista técnico encontram-se em greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a 07H30”.

Esta estrutura sindical avisa que “as presentes formas de luta visam a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores representados pelo SMAQ, que integram a CP- Comboios de Portugal, designadamente: por aumentos salariais efetivos e valorização da carreira da tração, pela melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais, pela melhoria das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor e pela humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”.

Fotografia: Novum Canal

O sindicato defende, ainda, “a implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes, assim como o reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo”.

Também o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário destaca, em comunicado, que “as reuniões de negociação nas empresas públicas do sector ferroviário, caracterizam-se por propostas que significariam nova redução do poder de compra, que conjugada com a perda no ano passado seria na ordem dos 10%”.

“ Para repor essa perda do poder de compra, os trabalhadores terão que ter um aumento na ordem dos 100 euros, caso contrário será sempre a perder, mas as administrações na execução das ordens do governo maioritário do PS, apresentam um valor médio de atualização, pouco acima dos 3%”, acrescenta esta estrutura sindical que acrescenta não aceitar “que imponham nova redução do poder de compra e que os salários nestas empresas continue a ser, cada vez mais, salário mínimo nacional”.

Fotografia: Novum Canal

A CP partilhou, no seu site, uma nota informativa advertindo para as perturbações na circulação entre 8 a 21 de fevereiro de 2023 provocada pela greve dos trabalhadores da empresa.

“Informamos que, por motivo de greves, convocadas pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), ocorrerão fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00h00 do dia 8 de fevereiro de 2023 e as 24h00 do dia 21 de fevereiro de 2023”, refere a empresa que recorda que não foram decretados serviços mínimos para este período de greves.

Fotografia: Novum Canal

“Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”, acrescenta a CP que recorda que o “reembolso pode ser solicitado nas bilheteiras e em cp.pt através do preenchimento do formulário online, com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve”.

A empresa relembra que a “revalidação gratuita pode ser feita nas bilheteiras e em myCP na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na bilheteira online e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade