Novum Canal

mobile

tablet

Lousada: Gala do Desporto distinguiu atletas, clubes e modalidades
Fotografia: DR

Lousada: Gala do desporto distinguiu atletas, clubes e modalidades

Partilhar por:

Lousada acolheu, na sexta-feira, a 8.ª edição da Gala do Desporto de Lousada, num evento promovido pelo município em parceria com as associações desportivas.

O prémio de Mérito Desportivo, na categoria de homenagem e distinção, foi entregue ao Jorge Magalhães.

O prémio Dedicação foi para Luís Marques, do Lousada Voleibol Clube.

A Modalidade do Ano mais votada foi o voleibol e a figura desportiva escolhida foi Ana Leal, treinadora da equipa masculina sénior de futsal do Centro Cultural e Desportivo da Ordem.

O Evento Desportivo do Ano foi atribuído ao torneio de Verão de Boccia Sénior.

Fotografia: DR

O Prémio Best Online, que é decidido pelos utilizadores do facebook do município, foi para Gabriel Ferreira, da Apalou – Associação de Patinagem Artística de Lousada. 

Na categoria de Prémios Coletivos a Associação Desportiva do Ano, o prémio foi para o Lousada Voleibol Clube e para a equipa do ano venceu a equipa infantil feminina da Lousada Voleibol Clube.

No que respeita à categoria de prémios Individuais foram distinguidos Ariana Cardoso, do Núcleo Barrosas Amador, em atletismo, como Atleta Revelação do Ano.

A dirigente do ano foi Ana Carvalho, do Futebol Clube de Romariz, e o treinador do ano foi Ricardo Bessa do Lousada Voleibol Clube.

Fotografia: DR

O prémio de Árbrito/Juiz do Ano foi entregue a André Isento.

A atleta do ano feminina foi Lara Couto, da Associação Desportiva de Lustosa, e o atleta do ano masculino foi Nélson Moreira, do Núcleo Barrosos Amador.

Luís Magalhães, da Lousada Séc.XXI, venceu o atleta do ano do desporto adaptado.

Receberam também distinções os atletas ou treinadores integrantes em seleções nacionais e os campeões em provas de âmbito local, regional, nacional ou internacional.

A gala do desporto teve como “objetivo principal distinguir e premiar todos aqueles que ao longo da sua vida e, em particular da época desportiva 2021/2022, tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho de Lousada”.

Fotografia: DR

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, referiu que Lousada é um município que “reconhecidamente, oferece qualidade de vida, tendo o desporto um papel essencial para que tal se verifique. Isso é possível com investimento, com infraestruturas renovadas, mas, sobretudo, com a atividade do dia-a-dia sem discriminar qualquer atividade desportiva, procurando dar as melhores condições a todos, desde os mais jovens até aos mais velhos para que possam praticar as modalidades que pretendem e gostam”.

Pedro Machado relevou a importância do “trabalho voluntário de todos os que estão envolvidos nas associações e clubes. A Gala é um modo de reconhecimento público pelo empenho, esforço e dedicação de muitas pessoas que, ao longo do ano, oferecem muito do seu tempo para estar ao dispor de um clube, de uma associação ou de uma modalidade desportiva. De nada vale ter boas infraestruturas e dinâmicas se não houver quem concretize tudo com trabalho, de mérito e valor”.

Ainda no âmbito da Gala do Desporto, o chefe do executivo adiantou que Lousada está reconhecida “a todos os que durante o período da pandemia, com muitas dificuldades com que se foram deparando, em que a resiliência foi muito importante, pois muitas vezes nem se sabia lidar com as situações, mas ninguém ficou parado”.

Fotografia: DR

O autarca destacou que “o município continua atento a todas as modalidades e clubes, e sabe dos anseios das coletividades. Por isso, estamos já a conversar com alguns clubes e vamos agendar reuniões com outros para dar continuidade a um planeamento de requalificação de instalações desportivas”.

O chefe do executivo manifestou, ainda, que “desde 2014, todo o investimento feito no concelho, a nível desportivo, foi apenas com o orçamento municipal. Infelizmente e incompreensivelmente, o Quadro Comunitário de Apoio, que esteve em vigor dessa essa data, não alocou qualquer valor para a área do desporto”.

Fotografia: DR

O novo Quadro Comunitário de Apoio (2030) prevê o financiamento de algumas situações, que pode fazer com que a autarquia possa efetuar mais obras, encurtando o planeamento da restruturação das instalações desportivas.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!