Publicidade

Serra da Aboboreira discutida em Baião

Serra da Aboboreira discutida em Baião

Decorreu, ontem à tarde, na Biblioteca Municipal António Mota, um seminário sobre o “Património Natural da Serra da Aboboreira”, iniciativa promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), com o apoio da Câmara de Baião, no âmbito da “Operação NORTE do FEDER – Gestão Ativa do Património Natural da Serra da Aboboreira”, integrada no processo da candidatura da Serra da Aboboreira a Área Protegida Regional.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, fez a abertura da sessão sublinhando a importância da preservação daquele espaço geográfico, como ativo importante, não apenas para Baião, mas para todo este território.

Paulo Pereira revelou intenção de projeto transfronteiriço para a serra da Aboboreira

Além das referências ao presente e ao que pode ser o futuro da Serra da Aboboreira, o autarca revelou que “estamos a trabalhar, há alguns anos, com municípios vizinhos para a constituição de um Geoparque com núcleo central nas serras do Alvão e do Marão e que se estende à Aboboreira”. Para Paulo Pereira, trata-se de um projeto sem paralelo, “onde ao património cultural se alia à originalidade dos fenómenos de geotermia na origem da multiplicação das termas”.

Para o avanço do projeto tem havido contactos que, além de Baião, envolvem os municípios de Marco de Canaveses, Amarante, Mondim de Basto, Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, com a possibilidade de alargamento até Verin, em Espanha, “transformando o projeto numa entidade transfronteiriça”, adiantou.

Próximo debate sobre a serra da Aboboreira será no Marco de Canaveses

Seguiram-se intervenções e debates repartidos por dois painéis, com investigadores, especialistas, num leque de contributos para o melhor conhecimento, para a preservação e valorização da Serra da Aboboreira.

Ao vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto, coube a última intervenção e o encerramento do seminário.

Recorde-se que este foi o segundo de um ciclo de três seminários no âmbito da classificação da Serra da Aboboreira com Património Protegido Regional. O primeiro realizou-se em Amarante e o próximo terá lugar, no dia 23, em Marco de Canaveses.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade