O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no Centro de Saúde de Baião está sem médicos para atender os utentes que recorrem a esta unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A denúncia foi feita pelo PSD Baião que exige uma tomada de posição enérgica da Câmara Municipal.
Para o PSD Baião esta situação “é inaceitável e segundo declarações da presidente do PSD Baião, Ana Raquel Azevedo ao Novum Canal, “a saúde dos baionenses não se compadece com férias festivas e tem que se solucionar este problema de forma célere”.
A autarquia baionense, através do presidente Paulo Pereira, referiu ao Novum Canal que está a acompanhar de perto a situação tendo encetado contatos com o ACES e com o governo.
Por seu turno o ACES Tâmega I, contatado pelo Novum Canal, respondeu em comunicado assinado por Teresa Moreno, diretora executiva, e que passamos a transcrever: “O Concelho de Baião conta com uma população de 18 300 utentes inscritos nas seguintes Unidade de Saúde: Unidade de Saúde Familiar de Baião (Sede de Baião) – horário de funcionamento 8-20:00 horas; Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Baião, constituída pelo polo de Eiriz, Polo de Teixeira e Polo de Gestaçô – horário de funcionamento 8 – 16:00 horas; Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santa Marinha do Zêzere – horário de funcionamento 8-18:00 horas.
As referidas Unidades de Saúde contemplam, ao longo do seu horário de funcionamento, períodos de Consulta Aberta (atendimento de situações de doença aguda), a marcar no próprio dia. Em relação ao Serviço de Atendimento Permanente de Baião (24 horas) – SAP de Baião – este encontra- se a funcionar nas instalações da Sede do Centro de Saúde de Baião. Trata-se de um serviço complementar ao funcionamento das restantes Unidades de Saúde, com serviço de Radiologia convencional disponível. Dadas as exigências em termos de recursos humanos deste serviço (24 horas/7 dias semana) e pese embora a dificuldade em encontrar médicos disponíveis para esta prestação, o ACES tem mantido permanentemente diligências no sentido de colmatar todas as necessidades do serviço”.
Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião com falta de médicos desde dezembro último.