Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Campo de Golfe do Aqueduto acolhe Campeonato Norte Absoluto Pitch & Putt

Partilhar por:

O Campo de Golfe do Aqueduto acolhe este sábado, dia 28, e amanhã, domingo, 29 de janeiro, o Campeonato Norte Absoluto Pitch & Putt, integrado no Ranking Nacional P&P e no World P&P Amateur Ranking.

Este sábado decorreu a primeira e segunda volta da competição.

Este domingo realiza-se a terceira volta.

O presidente Associação de Golf do Norte de Portugal, António José Vasconcelos, realçou que esta prova estava integrada no calendário de 2022, mas divido a um conjunto de circunstancialismos só, agora, foi possível fazê-la em Paredes.

“Esta competição era para ser feita no final do ano, só que devido a várias razões, ao calendário, muitos clubes, ainda devido ao Covid-19 não foi possível realizá-la, pelo que optamos por fazer a prova no início de 2023, fazendo parte, ainda, das provas de 2022. Esta é, portanto, a primeira prova deste ano”, disse, salientando que a prova integra 21 jogadores que competem para os vários títulos de campeão do norte de Portugal.

O responsável Associação de Golf do Norte de Portugal reconheceu que o Campo de Golfe do Aqueduto tem todas as condições para acolher competições como o Campeonato Norte Absoluto e outras provas nacionais.

“O campo reúne excelentes condições para a prática da modalidade, tem subidas, tem descidas e desníveis. Reúne todas as condições para que o atleta possa fazer aquilo que mais gosta, que é praticar golfe, estar em contacto com o meio ambiente, a natureza e fazer exercício puro”, disse, reconhecendo que este equipamento está bem enquadrado e localizado.

“Está perto e afastado do Porto e reúne, como disse, todas as condições para acolher provas nacionais, o que tem sucedido. Este é um campeonato regional, já realizamos provas nacionais e também já realizamos no Campo do Aqueduto o Open de Portugal, que é a prova máxima que temos em Portugal, que foi um sucesso”, adiantou.

António José Vasconcelos relevou, ainda, o trabalho que o Paredes Golfe Clube tem vindo a realizar no sentido de promover a modalidade na comunidade local.

“Acompanho o trabalho que o clube tem vindo a fazer no Pitch & Putt e no golfe, mas também no golfe adaptado e que tem permitido que qualquer pessoa possa jogar e praticar a modalidade”, expressou, enaltecendo, igualmente, a aposta que o clube tem feito na promoção desta modalidade junto das escolas e dos estabelecimento de ensino.

“Aqui passam milhares de miúdos dos agrupamentos de Paredes e não só. O golfe também forma carácter”, manifestou.

O vereador do Desporto da Câmara de Paredes, Renato Almeida, relevou, igualmente, a importância desta competição, que conta com alguns dos melhores executantes da região Norte, sublinhando que o Campo do Aqueduto e o Paredes Golfe Clube são cada vez mais uma referência nesta modalidade para muitos dos seus praticantes.

“O Campo de Golfe do Aqueduto assim como a Academia de Golfe de Paredes são uma referência a nível nacional. A prova que decorre este fim de semana é mais uma prova da aposta na modalidade, mas tudo se deve ao bom trabalho do clube e da Academia. A autarquia tem procurado ajudar a instituição no sentido de continuar a difundir e disseminar a modalidade”, expressou.

O autarca adiantou, ainda, que a requalificação das instalações do Campo de Golfe do Aqueduto, atingidas em 2021 por um incêndio, que destrui o restaurante do campo de golfe, será uma realidade este ano.

“Posso adiantar que o procedimento está a ser elaborado e ainda este ano irão iniciar as obras para conferir mais beleza a este complexo desportivo. A câmara está atenta e irá ajudar a academia e a instituição no que conseguir”, adiantou, assumindo que é um admirador da modalidade.

“Não sou praticante, gostava de o ser, já me desafiaram a bater umas bolas, mas estou tentado a fazê-lo”, manifestou, assumindo que além do aspeto competitivo, a vertente pedagógica é determinante para disseminar a modalidade.

“A autarquia dispõe de vários programas direcionados para as escolas, mas, também, para a comunidade carenciada”, disse.

“Temos o desporto para todos e o golfe vai às escolas. Tentamos promover o mais possível, mas este complexo desportivo permite potenciar um desporto que se quer para todos”, acrescentou.

O presidente do Paredes Golfe Clube, António Manuel Bessa, mostrou-se orgulhoso por Paredes e o Campo de Golfe do Aqueduto acolher esta prova.

“Estão todas as condições reunidas para dar palco para o apuramento do mundial da modalidade. No sábado, apesar do frio, as condições climatéricas ajudaram. Estamos a falar de uma prova com excelentes executantes, 54 buracos para fazer, o que é preciso músculo, sorte e capacidade para executar”, afirmou, assumindo que o Paredes Golfe Clube é já uma espaço de referência, na região e no norte de Portugal, com cada vez mais praticantes.

António Manuel Besa reconheceu que o golfe é já modalidade procurada, em crescimento e visibilidade.

“Temos procurado divulgá-la junto das escolas, criar as sementes. O Campo do Aqueduto tem atletas dos seis aos 96 anos. Temos atletas com 90 anos. É uma modalidade transversal e cada um faz isto ao seu ritmo”, frisou, confirmando que a disseminação da modalidade junto das escolas foi uma aposta ganha.

“Começamos por formar 92 professores através do centro de formação. O golfe é curricular e pesa como outra disciplina, tem avaliação. O golfe é uma modalidade acessível para todos”, atalhou.

Questionado sobre o arranque das obras requalificação das instalações do Campo de Golfe do Aqueduto já este ano, o responsável do Paredes Golfe Clube assumiu que esta é uma boa notícia que vem dar melhores condições aos praticantes da modalidade.

“É, sem dúvida, uma boa notícia, porque trata-se de uma necessidade, ter uma sede, uma sala de aulas, um pequeno restaurante  que permite aos atletas fazer uma refeição frugal. Esta casa irá ser requalificada e sabemos que a autarquia paredense está empenhada, tem-nos dado muito apoio. Somos um ponta de lança do concelho, o golfe leva Paredes muito longe, potencia o turismo. Através do ensino e da aprendizagem temos projetos que têm dado o seu fruto junto dos alunos com dificuldades e com necessidades especiais. Existem verdadeiros milagres que estão a ser testemunhados por essa Europa fora”, atalhou, afiançando que pelo Campo do Aqueduto passam cerca de 1600 alunos por mês.

“Iremos tentar alargar o campo, apostando na parte formativa, mas, também, na performance. Abastecemos já vários clubes”, afirmou.

Refira-se que o Campeonato Norte Absoluto Pitch & Putt é um evento desportivo é organizado pela AGNP- Associação Golf Norte de Portugal, pelo Paredes Golfe Clube e pela Câmara Municipal de Paredes.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!