Novum Canal

mobile

tablet

Música de câmara no Centro de Interpretação do Românico
Fotografia: DR

Música de câmara no Centro de Interpretação do Românico

Partilhar por:

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebe, sábado, o quarteto de cordas da Orquestra da Costa Atlântica (OCA), para o primeiro concerto de um ciclo de música de câmara na Rota do Românico.

A Rota do Românico destaca que “na temporada de 2023, o ciclo de música de câmara da OCA desenvolve-se sobre o mote “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita”. Com a curadoria artística do maestro Luís Miguel Clemente, o ciclo apresenta uma mescla de compositores e autores de diversos estilos e nacionalidades”.

Fotografia: DR

“O concerto no Centro de Interpretação do Românico explora a sonoridade do quarteto de cordas e contempla a interpretação de obras de compositores verdadeiramente contrastantes: o modernismo da primeira metade do século XX com “Lullaby”, de George Gershwin (1949), o nacionalismo russo do Quarteto n.º 2, de Alexander Borodin (1881), e o modernismo conservador com ecos da tradição portuguesa “Llaços, contradanças e descantes” (2016), de Eurico Carrapatoso”, refere a nota informativa que nos foi endereçada que sublinha que a “OCA, fundada em 2015 e com sede em Esposende, agrega instrumentistas de elevado nível técnico e artístico numa formação de singular excelência no panorama musical português”.

Fotografia: DR

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!