Novum Canal

mobile

tablet

Alunos de Lousada aprendem Suporte Básico de Vida
Imagem ilustrativa

Lousada ensina Suporte Básico de Vida a alunos

Partilhar por:

O projeto “Somos Um” em Lousada foi pensado por um conjunto de profissionais peritos em emergência médica, onde se encontra Jorge Brandão, enfermeiro lousadense a exercer funções no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e também Filipe Serralva, médico da Viatura Médica de Emergência do CHTS, com vasta experiência prática e formação em emergência médica no âmbito do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e quer ensinar o Suporte Básico de Vida a alunos do concelho.

A ideia apresentada ao Município de Lousada, e que depois vai ser aplicada a toda a região do Tâmega e Sousa, passa por dotar os jovens do 11.º ano, de competências e certificação em Suporte Básico de Vida e promover esta iniciativa, de forma anual, junto dos alunos deste ano de escolaridade.

A escolha dos alunos do 11.º ano está relacionada com uma maior maturidade e perceção dos jovens desta idade, sem prejudicar o seu tempo letivo.

O objetivo desta iniciativa será capacitar todos estes alunos criando, a longo prazo, um conjunto muito alargado de “agentes de emergência” que podem atuar com conhecimento em situações que podem ser fundamentais para a vida de alguém.

Para o vereador da Saúde, Nelson Oliveira, “o Município de Lousada aceitou aderir a este projeto não só pela pertinência da formação, mas pela perspetiva a longo prazo de termos uma população capacitada para atuar em situações que podem ser fundamentais para salvar alguém” e acrescenta que para além da formação em Suporte Básico de Vida, “vai haver também espaço para formar os alunos na identificação precoce de Enfarte do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral”.

O projeto “Somos Um” está integrado na Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe, detém certificação do INEM e apoio da Ordem dos Enfermeiros e é ministrada por médicos e enfermeiros, na sua maioria, profissionais do CHTS.

Neste primeiro ano, a formação, que tem início previsto em fevereiro, vai ser dirigida a cerca de 240 alunos dos quatro agrupamentos escolares que aderiram voluntariamente a esta iniciativa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!