Paços de Ferreira: Associação Ornitológica releva prestação de associados no mundial
O presidente da Associação Ornitologia de Paços de Ferreira, Nélson Mendes, relevou a prestação da instituição, do Clube Ornitológico de Freamunde e os seus associados José Emanuel Correia, Joaquim Mota Pinto, Paulo Carneiro e Ricardo Moreira, que conquistaram medalhas no Campeonato do Mundo de Ornitologia, realizado na cidade de Nápoles, Itália.
“A associação, mais uma vez, esteve no topo do mundo através desta modalidade, desta vez, aconteceu, em Nápoles, Itália, onde arrecadamos uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. É um grande feito para a coletividade, para Paços de Ferreira e para Portugal. Devemos valorizar outras modalidades que não apenas o futebol que trazem grandes prémios para o país”, disse, salientando que esta competição contou com 36 coletividades.

“É um grande feito e quero agradecer à comunicação socia, que tem tentado ajudar a promover a modalidade e a dar-lhe visibilidade que tem hoje. Há ainda um desconhecimento, mas verifica-se que a modalidade tem vindo a ganhar notoriedade”, disse, salientando que esta é uma modalidade que engrandece Paços de Ferreira.
Nélson Mendes adiantou que a Associação Ornitológica de Paços de Ferreira é a maior associação do país.
“Temos 1500 associados e verificamos tem havido muita procura. Não há idades nem géneros para praticar a ornitologia, que tem a vertente de criação e contribuiu para a proteção da natureza. Existem espécies que só existem em criadores federados e que são procuradas pelas entidades para reintroduzir na natureza”, expressou, sublinhando que um estudo SEPNA refere que desaparecem em Portugal, por ano, 200 aves.
“Na última década, 300 espécies desapareceram”, acrescentou.
Refira-se que José Emanuel Correia, campeão do mundo, conquistou a medalha de ouro na classe E-112 e de bronze nas classes E-84 e E-112 (canários goster).
Por sua vez, Ricardo Moreira, campeão do mundo, conquistou a medalha de ouro em E1-2.
Já Joaquim Mota Pinto, vice-campeão do mundo, traz para Portugal a medalha de prata na classe E1-2 (canários arlequim português).
Por fim, Paulo Carneiro, vice-campeão do mundo, conquistou a medalha de prata na classe G-7 (carduelis-carduelis).
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Marco de Canaveses2023.02.08Marco de Canaveses: Polícia Municipal ensina segurança rodoviária às crianças
Resende2023.02.08CPCJ de Resende promoveu ação de sensibilização “Internet + Segura”
Baião2023.02.08Baião assina protocolo com o Turismo de Portugal para formação no setor
Felgueiras2023.02.08Felgueiras: Presidência Aberta passou pela freguesia de Pombeiro