ACeS Tâmega III recomenda adoção de medidas para combater frio
O ACeS, a pedido da Unidade de Saúde Pública deste ACeS, alerta para o “nível de risco diário para os dias 23 a 25 este mês “, situação de alerta amarelo, nos concelhos do ACeS, especificamente, Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.
O ACeS Tâmega III – Vale de Sousa Norte refere que Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção dos efeitos negativos do frio intenso.
Refira-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê-se temperaturas baixas para os próximos dias, salientando que todo o território de Portugal continental encontra-se em aviso amarelo, podendo, os concelhos de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira atingirem valores de -1ºC”.

A Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção para minimizar dos efeitos negativos do frio intenso, nomeadamente evitar “a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura; utilizar várias camadas de roupa para manter o corpo quente, proteja as extremidades do corpo e acautelar a prática de atividades no exterior”.
A DGS recomenda que se “viajar de automóvel informe-se sobre a previsão meteorológica e adote uma condução defensiva”, advertindo, também, para as recomendações a ter em casa, nomeadamente agasalhar-se bem e manter as habitações quentes, garantindo uma adequada renovação do ar, em particular se utilizar equipamento de combustão.
A autoridade de saúde nacional aconselha que verifique o “estado de funcionamento dos equipamentos de aquecimento; tenha especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras)”, sustentando que deve evitar o “uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligue sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar”
A DGS adverte para a necessidade de “preparar refeições quentes e frequentes, manter-se “hidratado, ingerindo sopa e bebidas quentes” e evitando “o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor”.
A DGS recomenda, ainda, que preste “especial atenção às pessoas mais vulneráveis, reforçando todos os cuidados”, seguindo “as recomendações do médico assistente e garanta a toma adequada da medicação”.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Paços de Ferreira2023.01.29Paços de Ferreira: Serviços Municipais de Proteção Civil colocam sal em várias vias
Desporto2023.01.29Paredes perde, pela margem mínima, no Estádio das Laranjeiras, com Fafe
Desporto2023.01.28FC Felgueiras 1932 vence Vilaverdense
Marco de Canaveses2023.01.28Marco de Canaveses acolheu Corta-Mato Municipal de alunos