Publicidade

Autoridades advertem para cuidados a ter com descida das temperaturas

Autoridades advertem para cuidados a ter com descida das temperaturas

As autoridades advertem para os cuidados que os cidadãos devem ter com a descida das temperaturas e os seus impactos na saúde.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil destaca, na sua publicação oficial, que “durante o período de tempo frio há certos cuidados a ter quando se trata de proteger das temperaturas baixas”, salientando ser “necessário ter cuidados na utilização de lareiras e outros sistemas de aquecimento, uma vez que aumenta o risco de incêndio e de intoxicação por monóxido de carbono”.

No que toca aos cuidados a ter com o monóxido de carbono, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que “com aparelhos destinados a outros usos: braseiro, grelhador”, deve “manter o ar ventilado e não deve guardar as garrafas de gás em caves ou junto a fontes de calor”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil aconselha a que “antes de se deitar ou sair de casa deve verificar se apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento” e evite “dormir próximo dos equipamentos de aquecimento”.

Fotografia: DR

Em caso de sintomas de intoxicação, deve contactar o Centro de Informação Antivenenos através do 800 250 250 e em casos graves o 112.

Além de todos os cuidados relativos ao vestuário e à alimentação, deve ainda afastar “os aquecedores de móveis; não secar a roupa nos aquecedores; não abandonar velas acesas ou mal apagadas e evitar sobrecargas”.

Fotografia: GNR/DR

As autoridades aconselham a que evite ligar “demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo”, devendo usar “várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, e não use roupas demasiado justas”.

Dê, ainda, “preferência a sopas e a bebidas quentes, (leite ou chá), e evite bebidas alcoólicas”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade