Publicidade

Penafiel: Creche municipal em Santa Marta vai ser uma realidade

Penafiel: Creche municipal em Santa Marta vai ser uma realidade

O município de Penafiel aprovou, na última reunião de câmara, a adjudicação da construção de uma creche municipal em Santa Marta, freguesia de Penafiel, que vai permitir a criação de 42 lugares para crianças dos três meses aos três anos.

A autarquia destaca que adquiriu o “terreno, assumiu e desenvolveu o projeto, que representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros, que conta também com apoios comunitários e cuja obra deverá estar concluída no prazo de um ano”.

O município avança que “este projeto, inicialmente, foi idealizado e candidatado pela Fundação Santa Maria Madalena, que, entretanto, por falta de condições financeiras, acabaria por desistir”, salientando que “Penafiel quer criar 160 novos lugares para acolher crianças dos três meses aos três anos em creches”.

O município de Penafiel pretende ainda, “através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, denominado “PARES 2.0”, criar mais três creches, na freguesia de Guilhufe e Urrô, nas antigas instalações da Escola EB 1 de Gandra, que se encontra já em fase de construção e que terá capacidade para 34 crianças e nas Termas de S. Vicente, a funcionar no Jardim de Infância da Igreja, cujo concurso será lançado muito brevemente, tendo 42 vagas”.

Está, também, prevista a criação de uma creche “em Abragão o projeto, com lugar também para 42 crianças, deverá ser criado nas antigas instalações da Escola EB 1 de Miragaia”.

Fotografia: Câmara de Penafiel

Citado e comunicado, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacou que “estas são excelentes notícias para o nosso território. Dar uma resposta à altura das necessidades dos penafidelenses é a nossa prioridade, e, neste caso, trata-se também de cumprir um compromisso eleitoral. Existe uma lacuna no nosso concelho na oferta de creches, mas que vai agora ser melhorada significativamente”.

“ No caso específico de Santa Marta, é urgente a disponibilização deste tipo de equipamento, numa área que é fortemente industrializada, onde a maioria dos trabalhadores são do sexo feminino e que se deparam com esta dificuldade”, acrescentou, sublinhando que é, de facto, “uma resposta importante de apoio social. No total do Concelho, serão criados 160 novos lugares para serem preenchidos por crianças dos três meses aos três anos. Agora queremos ver estas creches a funcionar e a servir a população o mais rápido possível”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade