Procurar
Publicidade

Celorico de Basto assinala Dia Mundial da Diabetes com palestra

Celorico de Basto assinala Dia Mundial da Diabetes com palestra

Celorico de Basto assinalou o Dia Mundial da Diabetes, efeméride que tem como objetivos consciencializar para esta doença, com uma palestra sobre a diabetes dirigida aos alunos do 12.º ano do Agrupamento de Escolas e da Escola profissional de Fermil Eng. Silva Nunes.

A autarquia destaca que a palestra foi ministrada pelas enfermeiras da Unidade Móvel de Saúde, Joana Teixeira e Daniela Silva, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, tendo como foco a diabetes tipo I que “surge, na maioria das vezes, em crianças ou adultos jovens – no entanto, pode surgir em qualquer idade”.

Esta palestra procurou ser “elucidativa para os diferentes tipos diabetes existentes, como por exemplo, a diabetes tipo 1, diabetes tipo II e diabetes gestacional”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou que a “saúde é mais uma das preocupações do município que procura articular todos os meios e formas para sensibilizar para comportamentos e hábitos saudáveis, como forma de prevenção”.

fotografia: Câmara de Celorico de Basto

“Somos cada vez mais proativos na implementação de mecanismos que ajudem os nossos jovens a crescer felizes e saudáveis. Ainda recentemente implementamos a confeção das refeições nas cantinas escolares para que essas refeições sejam melhores, com melhor qualidade e saudáveis, pois reconhecemos que a alimentação é fundamental na saúde e crucial no desenvolvimento físico e cognitivo das nossas crianças e jovens”, disse.

“Também apostamos na atividade física, recentemente reabilitamos o gimnodesportivo, o parque desportivo exterior e ainda os polidesportivos do concelho, com acrescento do incremento das atividades desportivas de Verão. Seremos sempre agentes promotores de comportamentos saudáveis e continuaremos a sensibilizar para a diabetes e para outras doenças, para que os jovens percebam que, grande parte das vezes, a longevidade com saúde está nas suas mãos”, afirmou.

“ A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento da glicose (níveis de açúcar) no sangue, a 7ª causa de morte no mundo, uma doença que faz parte do dia-a-dia de muitos jovens, refere o município

fotografia: Câmara de Celorico de Basto

Também citada em comunicado, o presidente da Comissão Administrativa do Agrupamento de Escolas, Mário Sousa, frisou a importância da sensibilização.

“Esta é a doença do século XXI considerando os comportamentos sedentários e os hábitos de alimentação pouco saudáveis. Uma doença silenciosa, que prevalece em muitos jovens, e, na época da comida de plástico, do fastfood, dos lanches pouco saudáveis, das alimentações rápidas, os alunos precisam mesmo de se consciencializar para a problemática da diabetes, para a alimentação saudável”, expressou.

Mário Sousa observou também que a escola tem um papel inclusivo nas questões para a saúde.

“Temos um gabinete da saúde que acompanha e ajuda a tratar todos estes problemas, a própria legislação obriga a que os bares dos alunos só vendam pão e pão escuro, não podem ter bolos, gelados, chocolates ou outros alimentos que possam ser nefastos para a saúde”. De facto, “toda a escola está imbuída neste espirito de alimentação saudável e prática de exercício físico, veja-se a quantidade de atividades desportivas complementares à atividades física curricular, como por exemplo o Clube Beca com muitos alunos a integrarem as atividades. São milhões os que sofrem desta doença da diabetes e tenderá a aumentar se não houver uma sensibilização forte nesse sentido, primeiro para controlar e depois diminuir” concluiu.

fotografia: Câmara de Celorico de Basto

A palestra incluiu a apresentação da série “o casal” de Maria Diabetes e Zé Coração que mostram de forma lúdica importância da alimentação saudável e do exercício físico.

Um momento que Joana Teixeira, enfermeira palestrante achou pertinente “e que iria captar a atenção destes jovens”.

“ A diabetes é um assunto muito sério que não pode ser tratado com ligeireza. Por isso procuramos, nesta ação misturar seriedade com humor para que a informação fosse apreendida e despertasse para esta problemática. Nas escolas prevalece a diabetes tipo I mais comum nas crianças e jovens, mas não podemos esquecer a diabetes tipo II, considerada a pandemia do século XXI causada por fatores como má alimentação e a inatividade física, é crucial sensibilizar e elucidar para comportamentos saudáveis para travar esta pandemia”, disse.

Esta iniciativa contou com o apoio da UCC Mãos Amigas.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade