EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Penafiel prepara com pompa e circunstância a chegada do São Martinho

Dia do Município em Alijó é aguardado com muita expetativa

A Câmara Municipal de Penafiel já está a preparar mais uma Feira de São Martinho e a cria novos acessos à Quinta de Puços onde serão colocadas duas tendas gigantes para gastronomia e prova dos vinhos.

Penafiel nesta época costuma receber milhares de visitantes no São Martinho naquela que é uma festividade com muita história, que se traduz numa das maiores feiras comerciais do distrito do Porto.

Assim, a partir do próximo dia 10 e até dia 20, a “tradição mantém-se com a gastronomia da região, as provas de vinho novo, as mostras de gado e artesanato, os magustos, os carrosséis e a animação espontânea protagonizada por concertinas, tunas académicas e outros grupos folclóricos e de cantares”, refere a autarquia penafidelense.

“Este ano, as grandes novidades prendem-se com a abertura de novos acessos à Quinta de Puços. Nas ruas, os transeuntes devem tomar atenção à sinalética que indicará os melhores caminhos para chegar às provas dos vinhos e à tenda gastronómica, que, ao contrário dos anos anteriores, vão dividir-se em duas tendas gigantes, ocupando um espaço novo e mais alargado. Estas são duas alterações que vão permitir menos tensão no túnel de acesso no Largo da Ajuda e uma maior fluidez do público por vias alternativas”, adianta o município.

Nestes espaços, que funcionarão das 10h00 às 00h00, exceto de 14 a 17 de novembro, que terá um horário das 11h30 às 23h00, os visitantes poderão fazer as habituais provas do vinho novo e degustar a gastronomia típica da região nos diversos restaurantes presentes. Além disso, nos dias 11, 13 e 20, pelas 17h00, vão realizar-se os tradicionais magustos de São Martinho, onde a castanha é rainha.

Por sua vez, a mostra e venda de artesanato vai ficar, mais uma vez, no Largo da Misericórdia e encontrar-se-á aberta nos dias 10, 11,13, 19 e 20, das 10h00 às 20h00, sendo que, de 14 a 18 de novembro, apenas abrirá de tarde, das 14h00 às 20h00.

Ainda dentro da programação de São Martinho, destaque para a mostra de gado bovino no dia 10, e de gado equídeo, no dia 11, a decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. No mesmo local, realizar-se-á, de 11 a 13, a Rota Motard de São Martinho, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Salientar ainda que, o Campo da Feira vai ser o palco de muitas distrações para miúdos e graúdos, desde restaurantes até carrosséis.

O ponto alto do programa é naturalmente o dia 11 de novembro, Dia de São Martinho e feriado municipal, que começará pelas 10h00 com a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, na Igreja Matriz, seguida pela Procissão com andor do Santo Padroeiro (11h00). Pelo São Martinho vai à adega e prova o vinho… este é um ditado popular muito utilizado durante esta festividade!

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade