No âmbito do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, que se assinala dia 18 de novembro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lousada realiza, na biblioteca municipal, uma jornada reflexiva sobre estas temáticas, tendo como destinatários o “pessoal docente e não docente, mas também técnicos que trabalham na área da infância e juventude ou em outras áreas de intervenção social”.
Os trabalhos têm início às 10h00, com a sessão de abertura que vai contar com a presença da vereadora da Ação Social, Maria do Céu Rocha, e do Presidente da CPCJ de Lousada, Jorge Garrido.
O primeiro tema tem como designação “A linguagem da justiça – testemunho no âmbito do Ministério Público – Juízo de Família e de Menores” e irá contar com a presença da Procuradora da República, da Comarca do Porto Este, Elsa Castelo.
Segue-se o tema “A linguagem da Justiça – Testemunho no âmbito do Ministério Público – Departamento de Investigação Penal”, que irá contar com a presença da procuradora da República, Joana Arcanjo.
Da parte da tarde, destaca-se o tema “Boas práticas no Acompanhamento a Crianças e Jovens, vítimas de exploração/abuso sexual”, que contará com a presença de Marlene Fonseca, gestora do gabinete de Apoio à Vítima de Paços de Ferreira.
Já Katarina Hernández, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – GIIAA – Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção, apresentará a palestra “Intervenção sensível ao trauma, com crianças e adolescentes com passado de adversidade”.