Procurar
Publicidade

Lazarim vai reconstruiu Procissão de São Martinho

São Martinho vai ter procissão em Lamego

A vila de Lazarim, em Lamego, será palco na próxima sexta-feira, dia 11, pelas 18h30, da reconstituição etnográfica da Procissão de São Martinho, tradição com características profanas que celebra o São Martinho.

A recriação histórica desta tradição será promovida pelo Município de Lamego, através do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), com o apoio da Junta de Freguesia de Lazarim e a participação do Grupo de Teatro Aldeia Verde.

Segundo informação da autarquia “em tempos antigos, a Procissão de São Martinho era organizada pelas pessoas mais humildes da comunidade local, na qual apenas os homens poderiam participar. Percorrendo as ruas e cantando uma cantiga tradicional, os participantes aguardavam que o proprietário da casa lhes oferecesse um copo de vinho, caso contrário, seria excomungado. Tendo em conta a importância da preservação e divulgação do património material e imaterial local, o Município de Lamego dá continuidade a esta herança cultural de Lazarim, contribuindo para uma maior proximidade com a comunidade envolvente”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade
PAGUMI

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade