EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

(C/ VÍDEO) Paredes: Secretário de Estado do Desporto e Juventude releva investimento feito pelo executivo municipal no desporto

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia, relevou, esta quarta-feira, o investimento que o executivo municipal tem realizado no domínio do desporto, no apoio aos vários clubes e à formação.  

O governante declarou, em declarações aos jornalistas, que em dois anos e meio, o município investiu no Multiusos e no Estádio das Laranjeiras, cerca de cinco milhões de euros.

“Este investimento evidência bem aquilo que é a prioridade do município”, frisou, enfatizando a parceria que os vários municípios têm com o Estado Central na promoção do desporto.

João Paulo Correia recordou que Paredes tem investido não apenas na projeção dos clubes e das várias modalidades, mas, também, na notoriedade e visibilidade do território a nível nacional, através de eventos internacionais.

“Esta trabalho que a Câmara de Paredes tem realizado em prol do desporto é uma boa notícia para o desporto, para o concelho e como secretário de Estado compete-me realçar o investimento que tem sido realizado e reconhecer a mais-valia que representa para o desporto nacional”, adiantou.

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, esclareceu que a inauguração vai acontecer no dia 13 de dezembro, data que se celebra o aniversário do União sport Clube de Paredes, sendo que o primeiro jogo será em janeiro.

“O relvado estará em condições de ser usado e o último investimento será a iluminação, mas tudo o resto estará concluído e em condições de ser usado”, afirmou.

O chefe do executivo paredense reconheceu, ainda, que o município é cada vez mais um território em que o desporto e a existência de condições tem sido uma prioridade.

“Somos um concelho jovem e este indicador, regra geral, está associado à prática desportiva. Quisemos estimular a formação em vários domínios desde o futebol, andebol, o hóquei em patins, o golfe, entre outras”, afiançou.

“A ideia foi apostar no desporto de forma eclética e através do Multiusos conseguimos angariar eventos nacionais e internacionais”, expressou ainda.

Questionado sobre os trabalhos realizados no Estádio das Laranjeiras, o presidente da Câmara de Paredes esclareceu que o terreno de jogo e a bancada em pedra, que era a bancada original, irão manter-se, sendo que tudo o resto foi edificado de raiz.

“Desde o balneário, a bancada nova, todos os serviços de apoio aos adeptos, a parte administrativa de apoio ao clube foram construídos de raiz. A banda que já existia, no futuro, poderá ser eventualmente coberta e até dotá-la de cadeiras e no futuro poderemos até fazer uma outra bancada no topo”, adiantou, sustentado que esta requalificação irá trazer uma nova dinâmica à cidade.

“Somos um concelho que tem a particularidade de ter quatro cidades, não há mais nenhum município dos 308 que tenha quatro cidades e isso, por vezes, fazia dispersar os investimentos. Temos realizado investimentos por todas as freguesias, mas entendemos que há determinados investimentos que têm de ser centralizados na sede do concelho e daí a aposta no Multiusos, a aposta no auditório municipal com capacidade para 500 pessoas, o mesmo acontecendo com a Piscina Verde. O objetivo foi sempre o de dar uma nova dinâmica à cidade”, atalhou, fazendo votos para que a requalificação do Estádio das Laranjeiras e o regresso do Paredes a este complexo desportivo possa marcar uma nova fase para o clube e um regresso aos bons resultados.

O autarca esclareceu, ainda, que a Cidade Desportiva será direcionada para a formação e o centro de estágios e de treino do União Sport Clube de Paredes, recordando que é vontade do executivo municipal proceder à substituição do relvado e realizar um novo investimento no novo relvado.

Refira-se que a visita às instalações desportivas paredenses decorrem no âmbito do roteiro norte que o governante está a promover no distrito do Porto com a Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ.

Saliente-se, ainda, que governante preside, esta quinta-feira, à apresentação do projeto “Desporto Escolar sobre rodas”

O secretário de Estado da Juventude e Desporto estará presente na Escola Básica e Secundária de Paredes, para a sessão pública regional de entrega dos kits de bicicletas do Projeto “Desporto Escolar sobre rodas”.

“O projeto «Desporto Escolar sobre rodas» («DE sobre rodas»), vai chegar às escolas no arranque do ano letivo 2022/23, impulsionado pela parceria entre o IPDJ e a Direção-Geral da Educação e insere-se no contexto do Programa de Recuperação e Resiliência: Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA), num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros”, lê-se na nota que a autarquia paredense nos endereçou.

“Cada escola vai receber cerca de 20 bicicletas e capacetes, de composição adaptável às diferentes idades. Até ao final de 2024, cerca de 17.800 bicicletas e capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos de ensino com o 2º ciclo de ensino básico. Na região Norte serão abrangidas 307 escolas com 6.370 bicicletas e capacetes”, acrescenta a mesma nota informativa.

Recorde-se que o município Paredes, sendo uma “entidade parceira na dinamização do projeto SUAVA através do seu projeto Biciclar 3.9, tem um papel fundamental no desenvolvimento de estilos de vida saudável, visto que desenvolve e estimula a prática do andar de bicicleta dos 3 anos até á idade da adulta, através da parceria com os clubes”.

O projeto Biciclar 3.9 decorre nos Agrupamentos de Escolas da Sobreira e de Paredes, para os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, com aulas de ensino do andar de bicicleta.

Pretende-se que as crianças desenvolvam as “capacidades de equilíbrio e destreza para consequentemente aprendam a andar de bicicleta”.

A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, com a subdiretora geral dos Estabelecimentos Escolares, Florbela Valente, em representação do secretário de Estado da Educação, de Carlos Cavadas, diretor do Agrupamento de Escolas de Paredes, e do diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, Vítor Dias.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade