EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

VI Mostra Educativa e Profissional realizou-se em Celorico de Basto

Celorico de Basto organizou feira de emprego

Teve lugar ontem, no Gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, a VI Mostra Educativa e Profissional, com a presença de 37 entidades entre Universidades públicas, privadas, escolas profissionais e entidades.

A abrir a Mostra, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, disse que “a nossa maior missão é criar um ensino de qualidade para todos, em que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e ferramentas para que todos, sem exceção, possam ser aquilo que realmente ambicionam. Conhecemos a nossa realidade e por isso criamos oportunidades com o objetivo de melhorar as práticas educativas e as aprendizagens dos alunos dando-lhe, também, a oportunidade de conhecer outras realidades, realidades que poderão ser parte do seu futuro profissional e académico, fundamentais na busca do sonho e do sucesso enquanto profissionais e/ou estudantes”.

O autarca referiu ainda que “procuramos em articulação com o CLDS e o Agrupamento de Escolas, dar a estes jovens a oportunidade de conhecer grande parte da oferta formativa e profissional que existe no nosso país na tentativa de os ajudar a escolher o seu percurso nos momentos de mudança de ciclo, momentos muito importantes na vida dos alunos”.

Opinião reiterada por Mário Sousa, presidente da Comissão Administrativa do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, ao observar que esta iniciativa “é muito importante porque muito cedo os jovens têm que começar a tomar opções, e muitas vezes, em tenra idade, não têm noção daquilo que realmente querem e por isso importa que vejam as várias opções, tenham a mente aberta para poder escolher de forma consciente”. Mário Sousa afirmou ainda que “além desta mostra educativa e profissional, nós fazemos visitas às mostras das universidades, ao nível da CIM-TS existem mostras online em que os jovens participam, têm tutorias, têm mentorias, têm os serviços de psicologia e orientação da escola. Proporcionamos vários organismos e ferramentas para os ajudar a escolher, embora não seja fácil com muitos jovens a chegar ao final do ensino obrigatório sem noção do que fazer a seguir”.

Esta mostra educativa e profissional contou com a presença de 37 entidades, nomeadamente o Exército, a Marinha, a Força Aérea, a GNR, os Bombeiros Voluntários Celoricenses, o IEFP, o Cenfim, a Cespu, o CFPIC, a Escola Profissional e Agrícola Eng. Silva Nunes, A Universidade de Aveiro, a Universidade do Porto, a Universidade Lusófona, a Universidade Católica do Porto, a Universidade Católica de Braga, a Universidade Portucalense, a Universidade Lusíada, a Universidade Fernando Pessoa, o ISMAI, o IPAM, o Instituto Superior de Serviço Social do Porto, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Superior de Administração e Gestão, o Instituto Europeu de Estudos Superiores, a Escola Superior de Saúde de Sta. Maria, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, o Lancaster College, a Escola Profissional de Fafe, a Associação Empresarial de Fafe, CabeceiraS e Celorico de Basto, o ISCE Douro, a Cercifafe, a ProDj Porto, a Educata, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras.

A coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, e coordenadora deste evento, afirmou, por sua vez, que esta mostra “começou há mais de 6 anos, e é muito importante essencialmente para os alunos. É uma forma de trazer cá as instituições para que os jovens tenham contacto direto com as mesmas e consigam perceber que tipo de oportunidades é que têm e que opções podem ter para o futuro. É muito melhor fomentar o contacto pessoal, permitindo tirar dúvidas e observar o que de facto existe. Procuramos convidar sempre mais instituições e a cada ano vamos acrescentando, é essencial que a universidade e institutos públicos estejam presentes, e tentamos sempre trazer outras opções, outras instituições diferentes”. 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade