Procurar
Publicidade

Celorico de Basto atribui apoios para esterilização de animais de companhia

Celorico de Basto vai esterilizar animais de companhia

O Município de Celorico de Basto tem um projeto de Regulamento Municipal de atribuição de apoios temporários com vista à esterilização de cães e gatos e que ficará, em breve, disponível para consulta pública. O regulamento entrará em vigor no início de 2023.

O referido projeto de regulamento foi aprovado em reunião do Executivo Municipal, no qual consta um apoio materializado num “voucher esterilização” a utilizar numa clinica indicada pelo Município com a comparticipação total da despesa, no caso dos beneficiários da Tarifa Social de Água ou Tarifa Social de Energia. A restante população receberá um “voucher esterilização” com o valor de acordo com o género e tipologia do animal, neste caso os procedimentos de esterilização poderão ser realizados em clinicas médico-veterinárias da livre escolha do tutor animal.

De acordo com a autarquia, “pretende-se com este regulamento valorizar a promoção animal, conter o número de cães e gatos abandonados na rua, entregues em associações de proteção animal ou em centros de recolha oficial de animais, estimular a melhoria da qualidade de vida das famílias, promover um ambiente mais higiénico e saudável nesses lares, sensibilizar os donos para a responsabilidade de ter cães e gatos e, em caso de abandono, evitar a procriação descontrolada”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, este é um regulamento que tem como objetivo principal “promover o verdadeiro bem-estar dos animais de estimação e das famílias que os acolhem. Queremos incutir uma maior responsabilização nos cuidados com os animais com a adoção de condutas preventivas que visem, primariamente, proteger o animal”. Contudo, diz o autarca, “reconhecemos que existem procedimentos que são dispendiosas e praticamente incomportáveis para muitas famílias por isso, atuamos no sentido de mitigar essas dificuldades pelo bem dos animais e das famílias”. Todos os aderentes aos apoios referidos no regulamento terão obrigatoriamente de ser residentes no concelho de Celorico de Basto, e os animais terão de ter

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade