(C/ VÍDEO) Centro Escolar de Carvalhosa inaugura sala Snoezelen que irá servir comunidade escolar
O Centro Escolar de Carvalhosa inaugurou, esta quarta-feira, uma sala Snoezelen, de simulação sensorial, direcionada para os alunos com necessidades educativas especiais deste estabelecimento de ensino e que irá beneficiar, também, o Agrupamento Escolar de Eiriz assim como a comunidade idosa.
Anabela Pinho, coordenadora da Educação Especial do Agrupamento Escolar de Eiriz, realçou que este é um espaço multissensorial há muito aguardado pelas utentes da educação escolar da escola, do agrupamento que promove a estimulação sensorial, minimizando fenómenos como a ansiedade e a tensão.

“O objetivo deste equipamento, que integra os mais avançados equipamentos, que será usado por crianças, adolescentes, entre outros públicos-alvo, permite através dos sentidos estimular e trabalhar estes utentes, trabalhando questões como a postura corporal. Esta é uma sala fundamental para estes meninos e meninas, mas estará aberta a todos os meninos do primeiro ciclo e a qualquer escola do concelho, aos seniores e aos lares”, frisou, assumindo que este espaço foi desenhado para este efeito, sendo dotado de aparelhos que promovem a estimulação de todos os sentidos.
Anabela Pinho reforça que além de incrementar a estimulação sensorial e o relaxamento dos utentes, esta sala permite fomentar a autoestima, a promover a paz a estes meninos e meninas.
Paulo Ferreira, vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira, avançou que este era um equipamento desejado que foi solicitado ao município pelo Agrupamento Escolar de Eiriz a que a autarquia pacense correspondeu lançando o concurso e realizando a obra.

“Este é um equipamento que irá servir este centro escolar, mas que poderá ser usado por todo o universo escolar. Este é um espaço fundamental não só para crianças com necessidades educativas especiais, mas iremos dispor este equipamento para a nossa população mais idosa. Nesse sentido, a autarquia ira articular com as instituições particulares de solidariedade social do concelho a possibilidade da população sénior usufruir desta valência”, expressou, sublinhando que o município dispõe de transportes que fazem o transporte dos alunos que irá possibilitar trazer as crianças de outros estabelecimentos de ensino a Carvalhosa.
“Com esta operação conseguiremos otimizar ao máximo este investimento importante para a educação e integração das crianças, sobretudo, as que têm necessidades educativas especiais”, atalhou.
Perfil do Autor
