Novum Canal

mobile

tablet

Penafiel: Espetáculo premiado encerra Festival de Teatro
Fotografia: DR

Penafiel: Espetáculo premiado encerra Festival de Teatro

Partilhar por:

O Recreatório Paroquial de Penafiel recebe, este sábado, pelas 21h00, no âmbito do Festival Sentir Penafiel, a peça “Pão Nosso”, espetáculo que, no ano passado, representou Portugal no Mónaco, no Mondial du Théâtre, o maior e mais importante festival de teatro amador do mundo.

O Teatro de Balugas destaca que a peça “Pão Nosso” foi também o trabalho vencedor do “CONTE – Concurso Nacional de Teatro, com o Prémio Ruy de Carvalho para Melhor Espetáculo em 2020, e um dos espetáculos finalistas nomeados para Melhor Espetáculo Internacional de teatro amador em Espanha e em Itália”.

O grupo reçembra que a peça “Pão Nosso” já tinha sido premiado, também em 2020, no Concorso Teatrale Internazionale “Città di Chivasso”, para Melhor Espetáculo e Melhor Encenação, em Itália.

Fotografia: DR

“A peça de teatro, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, fala-nos da aldeia de Balugães (Minho), terra onde já se amassou muito pão e onde se talharam muitas gamelas de pinho. O pão era o sustento, as gamelas também”, lê-se na curta nota informativa que nos foi endereçada que acrescenta: “uma relação de pequenas histórias que contam mais do que o artefacto, o alimento, o labor”.

Fotografia: DR

Falando desta peça, o grupo avança, ainda, que a obra é “uma recolha de memórias, ladainhas, cantigas e ofícios, recuperando utensílios e articulando artisticamente com a comunidade a criação do espetáculo. A partir daqui o Teatro de Balugas aborda, de uma forma teatral e poética, o ciclo do pão na aldeia, reconstruindo-o a partir de princípios diferentes não tradicionais e quase oníricos”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!