Novum Canal

mobile

tablet

(C/ VÍDEO) Paredes: Alexandre Almeida tomou posse como presidente do Parque das Serras do Porto

Partilhar por:

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, que tomou posse, esta segunda-feira, no salão nobre da autarquia, como novo presidente do conselho executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, apontou a valorização turística do território como uma das prioridades da associação.

“O conselho executivo da Associação Parque das Serras do Porto vai  tentar alguns projetos, desde logo formalizámos este memorando para o desenvolvimento do turismo no Parque das Serras do Porto. Entendemos que depois de todos os estudos que foram realizados e dos estudos que fizemos era chegado o momento de tentar pôr em prática uma estratégia para o desenvolvimento sustentando do turismo, fazer com que os empreendimentos turísticos que se desenvolvam nesta zona tenham a chancela do Parque das Serras do Porto, que obedeçam a determinadas regras. Por outro lado, vai ser o primeiro ano a sério, apesar da candidatura ter sido aprovada este ano, da implementação dos investimentos previstos no Life, com um investimento significativo até 2027, na ordem dos 3,6 milhões de euros, com uma comparticipação de 2,1 milhões de euros, o que nos vai permitir quer a expensas dos municípios ou através da Lipor, por exemplo, substituir 423 hectares de floresta, invasoras ou árvores não autóctones por árvores autóctones”, disse.

“Este programa vai permitir criar uma equipa de sapadores que vai andar no Parque das Serras a apoiar e a fazer prevenção destes investimentos que é uma das principais preocupações que o Parque das Serras do Porto se debate”, adiantou, salientando que no âmbito do Programa LIFE 2021-2027, instrumento financeiro para o ambiente e a ação climática, vai, também, ser possível fazer pedagogia e fazer com que o parque chegue a mais pessoas.

“É, também, importante envolver os voluntários no desenvolvimento do parque. Será um ano repleto de trabalho e espero que quando chegarmos ao final do próximo ano comecemos a sentir os efeitos destas medidas do programa LIFE 2021-2027, instrumento financeiro para o ambiente e a ação climática”, atalhou.

Refira-se que de acordo com o LIfe Portugal, o programa tem como metas “contribuir para a transição para uma economia sustentável, circular, energeticamente eficiente, baseada nas energias renováveis, neutra para o clima e resiliente, a fim de proteger, restabelecer e melhorar a qualidade do ambiente, incluindo o ar, água e solos, e travar”.

Pretende-se, ainda, com este programa, “inverter a perda da biodiversidade e lutar contra a degradação dos ecossistemas, inclusive através do apoio à implementação e à gestão da rede Natura 2000, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável”.

O chefe do executivo paredense, presidente, a partir de hoje, também, do conselho executivo da Associação Parque das Serras do Porto admitiu mesmo, que esta estrutura é vital para o desenvolvimento do distrito do Porto.

“Sabendo que o Porto se está a afirmar cada vez mais como um destino turístico de excelência, daí a questão do memorando em termos turísticos. Estamos a poucos minutos do Porto e temos de potenciar e desenvolver as atrações mais relacionadas com o turismo natureza. Por outro lado, não se consegue proteger uma floresta se não tivermos um coberto árvores autóctones, mais resilientes aos incêndios e se não tivermos uma estrutura operacional que faça prevenção”, acrescentou, sublinhando que o Parque quer ter uma equipa de sapadores dedicada às Serras do Porto.

Recorde-se que a presidência da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto é rotativa de acordo com os estatutos e o mandato decorre pelo período de um ano.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, já presidiu à associação de 23 de dezembro de 2019 a 27 de novembro de 2020.

Da ordem de trabalhos da Assembleia-Geral da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto destacou-se, além do ato da tomada de posse do novo presidente do conselho executivo, a apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2023 e a apreciação da proposta do conselho executivo referente ao memorando de entendimento e compromisso envolvendo a associação e os municípios integrantes, assim como a adesão a uma Rede de Estrutura e Valorização Turística do Parque das Serras do Porto.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!