Novum Canal

mobile

tablet

XVII semana gastronómica do capão à Freamunde decorre de 1 a 13 de dezembro
Fotografia: DR

Paços de Ferreira: XVII semana gastronómica do capão à Freamunde decorre de 1 a 13 de dezembro

Partilhar por:

Freamunde acolhe de 1 a 13, a XVII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, numa iniciativa que tem como objetivo promover o capão e que contará com 11 restaurantes aderentes.

A autarquia pacense destaca que no dia 12 de dezembro, durante o jantar de Gala, um júri independente e especialista neste domínio, dará a conhecer o restaurante vencedor da confeção do Melhor Capão à Freamunde.

“Os apreciadores desta iguaria nobre e única no país podem recorrer ao serviço de takeaway, permitindo assim que, confortavelmente, todos possam apreciar o Capão à Freamunde, também, em suas casas”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que destaca que para o efeito, existe uma “embalagem produzida especificamente para este evento e adequadas a esta iguaria”.

“Os pedidos junto dos restaurantes aderentes deverão ser de meio capão (take away) ou capão inteiro (no restaurante), e efetuados sempre por marcação prévia, com o mínimo de 24 horas de antecedência”, avisa o município que reforça que são 48 os embaixadores do Capão à Freamunde e este ano serão anunciados novos embaixadores.

Além do Chef Estrela Michelin Filipe Carvalho, 50 Seconds, Lisboa, serão anunciadas os embaixadores “Chef Estrela Michelin Arnaldo Azevedo, Villa Foz Hotel & Spa, Porto, Chef Fábio Alves, Restaurante Suba, Lisboa, Chef Vítor Adão, Plano, Lisboa e Eng. Pedro Ribeiro da ANCAVE (Associação Nacional dos Centros de Abate e Indústrias)”.

Decorre no dia 13 de dezembro a Feira de Santa Luzia, vulgarmente conhecida pela “Feira dos Capões”, com vários produtores de galináceos a participar no concurso de melhor capão vivo.

Fotografia: DR

“Esta é uma ocasião única para serem apreciados diversos exemplares de rara beleza, alguns exibindo um soberbo porte físico.”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que revela que o  concurso visa “incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde.”

“ A Feira dos Capões foi oficialmente instituída a 3 de outubro de 1719 por provisão d’El-Rei D. João V. Os estudiosos indicam-na como costume medieval, pelos relatos de notícias em documentos do Séc. XV. O melhor da feira, e o que lhe concedeu a fama e popularidade dos dias de hoje, é o imenso mercado de aves que atrai milhares de visitantes à Cidade de Freamunde vindos de todo o Portugal e até de Espanha, sobretudo da Galiza”, reforça o comunicado.

“A certificação do Capão à Freamunde, com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), atribuída pela Comissão Europeia, tem levado a Câmara de Paços de Ferreira a apostar na promoção desta especialidade em diversas capitais europeias, de modo que o capão à Freamunde ombreie lado a lado com outras especialidades da gastronomia europeia e mundial”, alude a mesma nota informativa que nos foi endereçada que sustenta que no “nosso país, durante a noite de consoada, o capão à moda de Freamunde, assado no forno, acompanhado com batatas assadas e grelos, já substitui, desde há vários anos, o peru, outra ave muito apreciada durante as festas natalícias dos portugueses”.

O Capão de Freamunde é conhecido pela sua carne “mais tenra e macia e, quando assado, adquire um requintado e inigualável sabor”.

“O capão sempre foi apontado como iguaria, habitual nos repastos e banquetes reais. Inúmeros historiadores e cronistas mencionaram-no nas suas obras como sendo um prato de excelência servido aos Reis”, manifesta a câmara municipal que sublinha que foram três os fatores que contribuíram para este posicionamento tão elevado do capão: “primeiro, as inegáveis qualidades gastronómicas da carne da ave; segundo, o facto de o capão ser o “ex-libris” de Freamunde; por último, a vontade de receber bem e sempre de braços abertos, aqueles que visitam o concelho de Paços de Ferreira”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!