Novum Canal

mobile

tablet

Em Lamego promove-se qualidade de vida dos mais velhos
Fotografia: Santa Casa Misericórdia Lamego

Programa “Misericórdia Viva” melhora qualidade de vida dos utentes

Partilhar por:

Ao fim do primeiro ano de atividade, o balanço do programa “Misericórdia Viva” implementado na Santa Casa da Misericórdia de Lamego “é muito positivo”, como sublinha o provedor António Carreira.

“Utentes, de todas as idades, são os grandes beneficiários deste projeto que tem por objetivo melhorar a sua qualidade de vida, sobretudo através da prática de atividade física e dança”, refere.
“Esta Santa Casa é reconhecida pela excelência dos serviços que presta diariamente nas suas respostas sociais. Cientes da nossa responsabilidade social, trabalhamos para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos utentes, em projetos diferenciadores. O Misericórdia Viva é um bom exemplo desta aposta”, explica o provedor.
Orientado por Roberto Sabença, este projeto é adaptado às características específicas de cada valência e de cada utente indo ao encontro das suas reais necessidades.
Todos os dias, a realização de um conjunto diversificado e enriquecedor de iniciativas nas áreas da educação, das artes e da saúde contribui para o exercício de uma cidadania ativa por parte destes utentes.
As crianças da creche e do pré-escolar aprendem, por exemplo, a conhecer melhor o seu corpo, através da atividade física e da dança, criando uma imagem favorável de si própria e participando em formas de cooperação e competição saudável. Por outro lado, no Lar de Arneirós, o aperfeiçoamento do controlo motor e da função cognitiva é alcançado mediante a integração dos idosos em sessões organizadas de exercício físico.
A participação em atividades de reabilitação motora, trabalho funcional, dança, sessões de relaxamento (ioga) e risoterapia também beneficia o convívio social dos mais velhos, aliviando sentimentos de solidão ou de exclusão social.
O programa “Misericórdia Viva” abrange ainda outras valências da maior instituição de solidariedade social do concelho de Lamego: o Centro de Acolhimento Temporário (CAT), a Casa de Acolhimento e o Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL).


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!