Novum Canal

mobile

tablet

Amarante homenageou figuras do concelho
Fotografia: CM Amarante

Câmara Municipal de Amarante homenageia figuras do concelho

Partilhar por:

A Câmara Municipal de Amarante apresentou as esculturas de homenagem aos Ranchos Folclóricos e às personalidades amarantinas Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso e Acácio Lino, em duas rotundas de Vila Meã.

As esculturas, fruto de uma parceria com a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas CRL., foram apresentadas dia 19 de novembro.

Da autoria do Mestre José Emídio, a escultura de homenagem aos Ranchos Folclóricos do concelho, junto à Avenida Jorge Magalhães Mendes, demonstra o reconhecimento às 11 coletividades do concelho e enaltece a importância do Folclore no seio da comunidade.

“Somos uma terra de tradições culturais e o folclore é parte integrante, importante e consolidada pelo tempo da nossa tradição cultural”, afirmou o presidente da Câmara de Amarante.

José Luís Gaspar partilhou ainda a vontade de que “esta peça perpetue o reconhecimento da nossa comunidade à dedicação de tantos e tão bons homens e mulheres na preservação do folclore e, portanto, das nossas raízes culturais”.

Na rotunda da Avenida dos Bombeiros faz-se uma evocação a três personalidades oriundas de Vila Meã, Travanca e Mancelos, respetivamente: a Agustina Bessa-Luís, com uma escultura de Paulo Neves; a Acácio Lino, por Rui Matos; e a Amadeo de Souza-Cardoso, pelo escultor alemão Volker Schnuttgen.

“Desta forma homenageamos estes enormes vultos das artes em Portugal e que, hoje como ontem, continuam a prestigiar a nossa terra. Nenhuma homenagem será exagerada perante o brilhantismo destas figuras, reconhecido nacional e internacionalmente”, conclui José Luís Gaspar.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!