Novum Canal

mobile

tablet

Valongo acende iluminações natalícias que incluem a maior Árvore de Natal do País em Ermesinde no dia 25 de novembro
Fotografia: DR

Valongo acende iluminações natalícias que incluem a maior Árvore de Natal do País em Ermesinde no dia 25 de novembro

Partilhar por:

A iluminação de Natal no município de Valongo acende-se a 25 de novembro com arranque oficial às 18h30, em Valongo na Praça Machado dos Santos, e às 19h30, no Parque Urbano de Ermesinde.

A par das iluminações natalícias inauguram-se as tradicionais Aldeias de Natal e inicia-se a programação cultural com atividades gratuitas para todos os gostos e idades.

A autarquia esclarece que nesta quadra natalícia vai “reduzir em 52,73% o consumo energético da iluminação festiva, que inclui a maior Árvore de Natal do País em Ermesinde, a Bola Gigante em Valongo e a decoração luminosa dos principais espaços públicos e equipamentos culturais do concelho”.

“A iluminação será reduzida no número de horas diárias (menos duas do que em 2021) e será ligada durante 45 dias, de 25 de novembro a 8 de janeiro, (menos 23 dias em relação ao ano anterior). Assim, no total, a iluminação natalícia permanecerá ligada 225 horas (menos 251 horas, em relação ao ano anterior)”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que adianta que “sempre foi utilizada tecnologia LED de baixo consumo”.

Fotografia: DR

“Desta forma, é possível cumprir as medidas de poupança energética, sem prescindir da alegria e do encanto do Natal nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado”, acrescenta o comunicado.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou que “não podemos desligar o Natal, é possível festejar a quadra com sustentabilidade. É isso que a comunidade espera de nós”, sublinha.

“Esta aposta estimula a dinamização da economia local, sobretudo o comércio de rua, pois além de permitir que a população permaneça no concelho e consuma localmente, também chama visitantes de fora”, disse.

“Esta é também uma forma de combater a solidão e o isolamento social. Não faltam bons motivos para as pessoas saírem de casa e conviverem umas com as outras”, salientou.

Além das iluminações natalícias, a programação do Município de Valongo para esta época festiva inclui um conjunto de iniciativas de acesso gratuito, com destaque para as “aldeias de Natal de Valongo e Ermesinde, exposição de presépios, Teatro para bebés “Natal”, Musical de Natal “Malévola”, Concertos de Natal e a atividade “Cheira a Natal” – showcooking com o chef Rui Paula”.

A programação do município integra, ainda, a “Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo, Teatro de Marionetas de Mandrágora, a atividade “Mãos na Massa” e a atividade Férias de Natal”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!