Novum Canal

mobile

tablet

Livro “Os Romanos em Valongo” lançado no dia 24 de novembro
Fotografia: Obra será apresentada na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Livro “Os Romanos em Valongo” lançado no dia 24 de novembro

Partilhar por:

“Os Romanos em Valongo” é o novo livro editado pela Câmara Municipal de Valongo, obra coordenada pelo Professor Doutor Lino Tavares Dias, e que conta com a colaboração externa de Pedro Aguiar e do Professor Alexandre Lima, assim como das técnicas da autarquia Cristina Madureira e Paula Costa Machado.

A autarquia destaca que a “obra desvenda novas evidências para o entendimento da estadia dos Romanos no território, para além da mineração aurífera, há mais de 2000 anos”, salientando que o “livro é composto de três partes: Romanos na Região de Valongo. Porquê?; A Região Aquando da Chegada dos Romanos e a Região ao Ritmo do Império”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destaca que “pretende-se que esta obra mostre que os diferentes momentos históricos se sucedem e se complementam de forma sequencial e articulada. Era necessário um olhar treinado e erudito que identificasse e interpretasse a paisagem cultural que herdamos – o nosso legado histórico, materializado na língua, religião, modelos urbanísticos e de produção agrícola, pontes, vias, materiais de construção e comércio, entre tantas outras”.

“É perceber de que forma este ‘mundo romano’ estabelecido no território que hoje é o concelho de Valongo influenciou o nosso modo de viver ao longo dos séculos”, disse reconhecendo que “à semelhança de muitos outros casos, as respostas encontradas levantaram ainda mais questões”.

“Mas este é, sem dúvida, um ponto de partida para futuros estudos que, certamente, contribuirão para a valorização e promoção do nosso património cultural, permitindo fortalecer a nossa identidade e herança cultural”, conclui José Manuel Ribeiro.

Fotografia: Obra será apresentada na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

«Os Romanos em Valongo» é o 11.º livro editado pela Câmara Municipal de Valongo no atual ciclo governativo, com o objetivo de “preservar e promover ativamente o património do Município de Valongo, através da afirmação das marcas que constituem a sua identidade, designadamente as serras e rios, a ardósia, a regueifa e o biscoito, o brinquedo tradicional, as bugiadas e mouriscadas, o património religioso, as marcas desportivas e a ferrovia”.

“Além dos livros com a chancela do Município de Valongo, nesta estratégia de divulgação estão ainda a ser produzidos documentários, sendo que o património mineiro está já a ser divulgado através do filme «Mineração Romana em Valongo»,  https://youtu.be/g16mvrELnjk”, acrescenta a nota informativa que nos foi endereçada.

O livro «Os Romanos em Valongo» será apresentado ao público pela primeira vez no próximo dia 24 de novembro, pelas 18h30, na Oficina da Regueifa e do Biscoito, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra, Jorge Alarcão, que fará a apresentação da obra.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!