Novum Canal

mobile

tablet

Dolmen promove seminário do GO Vespa velutina
Fotografia: Dolmen.pt

Dolmen promove seminário do Grupo Operacional Vespa velutina

Partilhar por:

A Dolmen realizou, no passado dia 12 de novembro, o seminário “Desafios na Atividade Apícola”, uma ação de partilha de conhecimento gerado, com destaque nas exigências da atividade apícola face à legislação em vigor e nas oportunidades e desafios do setor.

A sessão de abertura esteve a cargo do vice-presidente do município de Amarante, Jorge Ricardo, e do presidente da Dolmen, Gabriel Carvalho, que salientaram a importância e a pertinência do tema em debate para o bem-estar das comunidades e do ambiente.

Citado em comunicado, Gabriel Carvalho relembrou ainda que “o trabalho realizado em parceria com a comunidade científica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem enaltecido, significativamente, a missão da Dolmen junto da população, nomeadamente, dos nossos apicultores que enfrentam atualmente diversas adversidades na sua atividade.”

Fotografia: Dolmen.pt

O coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Amarante, Hélder Ferreira, deu a conhecer a “atuação da Proteção Civil no combate à vespa, apresentando a evolução desta problemática partilhando as estratégias que têm vindo a ser adotadas na sua mitigação, apresentando os equipamentos e meios utilizados”.

José Aranha, professor da UTAD e coordenador científico do projeto, apresentou o “ponto de situação dos resultados da investigação que tem sido efetuada ao longo dos últimos anos”.

O docente abordou também a importância de “armadilhar junto dos apiários e os métodos mais eficazes, realçando as harpas eletrificadas que servem para eletrocutar as vespas que atacam as abelhas na entrada das colmeias. As harpas têm provado diminuir significativamente a predação, permitindo a saída das abelhas”.

Fotografia: Dolmen.pt

Alexandre Vieira, presidente da Associação de Apicultores do Marão e empresário apícola, abordou a “complexidade e as exigências da atividade apícola face à legislação em vigor”.

Por fim, houve ainda um “momento de reflexão, onde os apicultores e empresários apícolas Tiago Morais e Alexandre Morais, partilharam o seu testemunho nos Desafios e Oportunidades sentidas no setor”.

Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do Grupo Operacional – Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax na produção apícola, sendo cofinanciado pelo PDR 2020.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!