Novum Canal

mobile

tablet

(C/ VÍDEO) Eurodeputado do Bloco de Esquerda José Gusmão visitou Etar de Arreigada

Partilhar por:

O eurodeputado do Bloco de Esquerda, José Gusmão, defendeu, esta manhã, em Lordelo, após efetuar uma visita à Etar de Arreigada, no concelho de Paços de Ferreira, acompanhado pelo autarca de Lordelo, Nuno Serra, que urge encontrar uma solução para um problema que se arrasta há demasiado tempo.

O eurodeputado esclareceu que a construção da Etar implicou um investimento avultado, era vista como uma solução para solucionar este problema, mas o que persiste atualmente é rigorosamente o contrário.

José Gusmão avançou que o resultado desse investimento é uma degradação da situação em relação ao contexto que existia antes.

“O Bloco de Esquerda já promoveu várias iniciativas a denunciar esta situação a pedir a intervenção das entidades responsáveis, do Ministério do Ambiente, da Agência Portuguesa do Ambiente e uma intervenção mais enérgica das câmaras envolvidas, existe um recurso aos tribunais em curso, mas continua a existir uma atuação fraca do Ministério do Ambiente sobre uma matéria que envolve muito provavelmente o incumprimento contratual por parte da entidade que ficou encarregue de fazer esta intervenção. Portanto, a primeira iniciativa que queremos promover é requerer o contrato de prestação de serviços associados a esta intervenção. Estamos, repito, a falar de um investimento avultado que tinha como objetivos solucionar este problema que se arrasta há tantos anos e é indiscutível que o problema não está resolvido e é preciso acionar a entidade que foi contratada para resolver esta questão”, disse.

José Gusmão assumiu que é prioritário conhecer os termos do contrato, sendo este um objetivo de transparência pública.

“Estamos a falar de dinheiros públicos, nacionais e comunitários e necessitamos de saber em que termos a entidade encarrega destas obras ficou obrigada a cumprir que objetivos e com que parâmetros”, explicou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, relevou a importância desta visita, confirmando que o executivo da freguesia sempre contou com o apoio de todos.

Questionado sobre uma nova injeção de capital avançada pelo autarca de Paços de Ferreira e  que foi, também recentemente aflorada pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, na Assembleia da República, de se proceder a um investimento de 15 milhões de euros na Etar com o objetivo de resolver em definitivo esta questão, o autarca aludiu, mais uma vez, à necessidade de resolver de uma vez por todas esta situação.

“O ministro do Ambiente já teve tempo de se inteirar da situação e estas respostas que ele tem dado às questões colocadas na Assembleia da República é o que se designa como politicamente correto, mas que na prática não resultam em nada. Queremos é ações, queremos que este problema se resolva em definitivo, avançar com a obra, o projeto, mas quanto a isso ainda não temos quaisquer novidades”, acrescentou.

Refira-se que esta visita contou, também, com a visita da ex-deputada Maria Manuel Rola.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!