Novum Canal

mobile

tablet

Assinado contrato-programa para a requalificação do Pavilhão Multiusos Municipal de Baião
Fotografia: Câmara de Baião

Assinado contrato-programa para a requalificação do Pavilhão Multiusos Municipal de Baião

Partilhar por:

O secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, homologou, no dia 16 de novembro, o contrato-programa para a requalificação do Pavilhão Multiusos Municipal de Baião, tendo constatado no local as deficiências do equipamento.

 A celebração do contrato-programa resulta da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Baião, em abril de 2022, num valor total de 780.802.89 euros, e define uma comparticipação de 60% desse valor, ou seja, 468.481.73 euros.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, recordou que o equipamento, “desde a sua inauguração, em 2005, começou a revelar problemas de construção o que levou a que fosse acionada, várias vezes, a garantia de obra” e que a empresa construtora acabou por entrar em processo de insolvência, ficando o Município de Baião credor em 70 mil euros”.

Fotografia: Câmara de Baião

“A esta situação acresce que o quadro comunitário 2014-2020 não previu financiamento para requalificação de equipamentos desportivos”, disse, salientando que a requalificação do pavilhão vai permitir “ter em conta questões de sustentabilidade que não foram acauteladas na atual construção e que se enquadram nas opções políticas do atual executivo”, sublinhando que se trata de um “equipamento muito importante para a população, pelas diversas modalidades desportivas e culturais que acolhe e pelo que representa no incentivo à prática desportiva, nos vários escalões etários”.

“A sua requalificação é um passo relevante para o objetivo que perseguimos que é a melhoria da qualidade de vida dos baionenses”, garantiu Paulo Pereira.

Relativamente aos custos da empreitada, o presidente da câmara referiu que o valor final poderá sofrer um ajustamento em alta, em virtude do aumento que se tem vindo a verificar de várias matérias-primas e das obras de construção civil.

O secretário de Estado afirmou que, apesar dos problemas na construção, “trata-se de uma infraestrutura digna, que merece ser reabilitada, afirmando ter “noção de que os custos da obra serão mais elevados que o previsto”.

“A este propósito, deu conta de que Baião irá receber 197 mil euros, fruto de um ajuste no âmbito das transferências do Estado para os Municípios. O governante adiantou também que “no quadro comunitário 2030, haverá verba para os equipamentos desportivos municipais, o que representa uma porta aberta para conseguir mais financiamento”, lembrou Carlos Miguel.

A requalificação do Pavilhão Multiusos Municipal passará por uma intervenção de “reparação e conservação ao nível da cobertura, das paredes exteriores, bem como dos espaços interiores que se encontram degradados, como pavimentos, paredes e tetos, ou a beneficiação da rede de drenagem de águas pluviais”.

Fotografia: Câmara de Baião

“Estão previstos ainda melhoramentos ao nível das características de eficiência energética, térmicas e acústicas, transformando este equipamento num espaço mais sustentável e confortável para os utilizadores”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

O cerimónia de homologação do contrato-programa contou, além do secretário de Estado e do Presidente da Câmara de Baião, com as presenças do Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, da Vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte – CCDRN , Célia Ramos, da Diretora-geral da Direção-geral das Autarquias Locais – DGAL, Sandra Ramalhinho.

Participaram, ainda, nesta cerimónia vice-presidente da Câmara de Baião e vereador com o pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, vereadores do município, o presidente da União de Freguesias de Campelo e Ovil, David Monteiro, outros autarcas de freguesia e dirigentes associativos.  


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!