Novum Canal

mobile

tablet

Com o apoio da Moveltex em Paços de Ferreira, AEP abre inscrições para as quartas e últimas Calls do projeto Desafios 5.0
Fotografia: Moveltex

Com o apoio da Moveltex em Paços de Ferreira, AEP abre inscrições para as quartas e últimas Calls do projeto Desafios 5.0

Partilhar por:

Com o apoio do Centro de Competências e Incubação de Empresas (da Moveltex), em Paços de Ferreira, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) abriu inscrições para as quartas e últimas Calls do projeto Desafios 5.0.

A AEP destaca que a quarta e última chamada das Calls do projeto Desafios 5.0 (Call For Ideas, Call For Acceleration e Call For Needs), irá constituir o último grupo de empreendedores.

A AEP adianta que para “promover a criação de ideias inovadoras e o empreendedorismo qualificado e criativo, o projeto Desafios 5.0 assenta em três ações centrais: Call For Ideas (captação de ideias em fase embrionária); Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de dois anos); Call For Needs (empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores)”.

A associação esclarece que “até à data, o Desafios 5.0 recebeu durante a primeira edição (lançada em novembro de 2021) na Call for Ideas 36 candidaturas, na Call for Acceleration 20 e à Call for Needs responderam 13 empresas”, salientando que durante a “segunda edição (lançada em março 2022 e que deu início à constituição do segundo grupo de empreendedores), a Call for Ideas – desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – contou com 42 candidaturas, a Call for Acceleration com 22 e à Call For Needs responderam sete empresas”.

A AEP informa que “na terceira edição, que está neste momento a decorrer em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Desafios 5.0 recebeu na Call for Ideas 29 candidaturas, na Call for Acceleration 24 e na Call For Needs ainda estão a decorrer as inscrições para as empresas”.

A associação declara que o “Desafios 5.0 foi lançado pela AEP em novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país”, manifestando que o “objetivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais e societais associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0, tópico central do projeto”.

A AEP afirma, ainda, que o “projeto aborda temas genéricos e transversais a toda a sociedade: saúde, alterações demográficas e bem-estar, segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, energia não poluente, transportes inteligentes e ecológicos, ação climática, ambiente e eficiência de recursos e matérias-primas”.

Fotografia: Moveltex

“No final, os 25 melhores projetos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados. Aos seis melhores projetos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que reforça que o “programa Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP financiada pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais”.

Esta ação conta com o apoio da “Moveltex – Centro de Competências e Incubação de Empresas (https://moveltex.com/) na divulgação do projeto e na mobilização de empreendedores do concelho de Paços de Ferreira”.

As inscrições estão abertas (https://desafios.aeportugal.pt/inscricoes/) até ao final do mês de dezembro para empreendedores e empresas constituídas há menos de dois anos do Norte e Centro do país.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!