Novum Canal

mobile

tablet

Celorico de Basto debateu a infância
Fotografia: CM Celorico de Basto

Celorico de Basto promoveu workshop sobre “Gestão de conflitos na infância”

Partilhar por:

Nuno Pinto Martins autor do livro “Educar pela positiva” esteve na Casa da Terra, em Celorico de Basto, a falar da “gestão de conflitos na infância” para uma vasta plateia de pais e educadores.

A iniciativa foi organizada pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município e visa “fornecer aos pais e educadores o maior número de ferramentas na gestão de conflitos na infância” como referiu a coordenadora do CLDS 4G, Elisabete Coelho. “Este workshop integra o eixo II de intervenção, em que focamos a nossa ação ao nível familiar e parental, com forte incidência na parentalidade positiva, nesse sentido e reconhecendo o trabalho e a obra de Nuno Pinto Martins, observamos que seria a pessoa certa para falar e esclarecer os pais e educadores para uma temática tão desafiadora”.

No workshop foi explicado pelo autor “como reagir nos conflitos, o ciclo do conflito, os 5 passos para resolver os conflitos eficazmente, o conflito entre pares: como pôr todos no mesmo barco, a importância do auto cuidado, educar de olhos abertos versos educar de olhos fechados e a nossa missão e o nosso legado. Uma ação interativa que colocou os presentes a pensar e sobretudo a refletir sobre atitudes e comportamentos”.

Nuno Pinto Martins afirmou que “os pais estão cada vez mais preocupados com a educação, visível no número de pessoas que se inscrevem e participam neste tipo de ações. A elevada adesão, significa que os pais precisam de outras estratégias, outras ferramentas e, portanto, estão abertos a procura-las. Algo que exige esforço e empenho, não é uma tarefa fácil, não se consegue a mudança de um dia para o outro, a nossa tendência é para educar com base naquilo que conhecemos e que foi a nossa própria educação, em que a tendência é para repetir, a palmada, o grito, o castigo”.

O autor revelou ainda que “para fazer diferente é preciso fazer um trabalho interior, ter a coragem de ir à procura dessas ferramentas, mas perceber que a mudança não acontece de um dia para o outro, é preciso um trabalho diário, ponto a ponto, com consciência de que vamos falhar muito durante o processo. Existirão momentos em que as novas estratégias vão resultar, e outros momentos em que essas estratégias não vão resultar, e esse é um momento-chave. Significa, pois, que não devemos descartar essa ferramenta apenas porque a mesma não resultou naquele dia”.

Este foi mais um workshop de uma série de iniciativas que serão promovidas no âmbito da Parentalidade Positiva com o intuito de informar, esclarecer e sobretudo, “serenar os pais neste que é o papel mais importante das nossas vidas. Educar é uma tarefa difícil, exigente, mas acima de tudo gratificante” disse a vereadora da Educação do Município, Maria José Marinho. A autarca observou que “vivemos tempos únicos, a covid-19 veio acelerar a educação digital e mudar alguns conceitos pré-estabelecidos e nós, pais, temos que saber acompanhar esses tempos, mudar as nossas estratégias, e acima de tudo fazer o melhor para que os nossos filhos cresçam felizes”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!