Publicidade

CIM do Tâmega e Sousa integra rede europeia para impulsionar a transição energética

CIM do Tâmega e Sousa integra rede europeia para impulsionar a transição energética

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai integrar uma rede europeia para impulsionar a transição energética, designada “ ePLANET – European public local authorites’ network for driving the energy transition [ePLANET – Rede europeia de autoridades locais públicas para impulsionar a transição energética]”.

Esta rede é “atualmente constituída por 17 parceiros de 10 países – Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Irlanda, República Checa, Roménia e Portugal, representado pelo Tâmega e Sousa”.

A CIM Tâmega e Sousa destaca que esta rede é “constituída em setembro do ano passado, a rede abriu agora as suas portas a mais sete entidades, uma das quais a CIM do Tâmega e Sousa”, sendo que os trabalhos com os novos parceiros arrancaram esta semana.

A CIM Tâmega e Sousa adianta que “um dos principais desafios para alcançar a transição energética é melhorar a articulação entre as autoridades locais e regionais, com vista à otimização da implementação de medidas de transição energética”.

“No entanto, as plataformas utilizadas por cada autoridade e pela União Europeia para gerir a transição energética são heterogéneas, provocando perda de informações, bem como dificuldades na partilha de dados e informação e, consequentemente, no envolvimento das comunidades nesta estratégia”, acrescenta a CIM Tâmega Sousa que sublinha que “nesse sentido, um dos principais desafios para atingir as metas da transição energética é estimular a coordenação entre as autoridades locais e regionais com o objetivo de melhorar o processo de tomada de decisão e a coerência da implementação estratégias de eficiência energética pelos organismos públicos”.

“O ePLANET pretende responder a este desafio, através da agregação de dados, medidas e planos de transição energética disponíveis em fontes dispersas, compilando-os numa plataforma digital de partilha uniformizada de informação e ferramentas que, pelo seu elevado grau de replicabilidade e adaptabilidade, podem servir de apoio à tomada de decisões pelas autoridades públicas de distintos países e regiões europeias no quadro da transição energética”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

Fotografia: CIM Tâmega e Sousa

“Para garantir o desenvolvimento correto de ferramentas e o foco nas efetivas necessidades das autoridades públicas, o ePLANET, que é cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 – Desafios Societais – Energia segura, limpa e eficiente, tem em curso três projetos-piloto – na província de Girona (Espanha), na região de Zlín (República Checa) e na ilha de Creta (Grécia). Os projetos-piloto serão, posteriormente, alargados a outros países e regiões”, acrescenta o comunicado.

De referir que, no atual quadro comunitário, a “transição energética constituiu uma das prioridades de investimento da CIM do Tâmega e Sousa, inscrita no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa”.

“O objetivo desta prioridade foi aumentar a eficiência energética nas infraestruturas públicas da administração local, apoiando a implementação de medidas integradas de promoção da eficiência energética e racionalização dos consumos”, sublinha o mesmo comunicado que recorda que  no total, foram “32 os projetos de intervenção em edifícios, equipamentos e iluminação públicos, num investimento que rondou os 4,7 milhões de euros. No próximo quadro comunitário, a descarbonização e a sustentabilidade energética continuarão a constituir um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento territorial do Tâmega e Sousa”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade