Procurar
Publicidade

CPCJ de Valongo promoveu Encontro de Boas Práticas em Matéria de Vitimação

CCPJ Valongo debateu vítimas de violência

A Comissão de Proteção de Crianças Jovens de Valongo (CPCJ) organizou no auditório António Macedo, em Valongo, o Encontro de Boas Práticas em Matéria de Vitimação: Novas Abordagens, atividade integrada no Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Valongo, mais concretamente no Eixo 3: Violência e Comportamentos de Risco, com o objetivo geral de melhorar a intervenção na problemática da violência doméstica e promover a integração social dos jovens.

“A violência contra as crianças ou jovens, nomeadamente a que é praticada em ambiente familiar e que enquadra o crime de Violência Doméstica, encontra a nível nacional uma inegável expressão que tem de ser combatida de forma integrada por todas as áreas e setores. É fundamental conhecer as expressões da problemática, os procedimentos e os recursos que permitam zelar e promover o bem-estar, a qualidade de vida e a segurança das crianças ou jovens vítimas de Violência”, salienta fonte da CCPJ.

Os dados relativos à problemática da Violência Doméstica, na CPCJ de Valongo, no período compreendido entre 2018 e setembro de 2022, demostram a pertinência da realização do Encontro. “Através da análise dos dados do Relatório Anual da Comissão, nos últimos 5 anos, foi possível averiguar que a problemática de perigo mais registada nas comunicações recebidas na CPCJ, foi a exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e desenvolvimento da criança, na categoria de Violência Doméstica, num total de 1450 Processos de Promoção e Proteção (PPP) instaurados, 507 correspondem a Violência Doméstica. Importa também destacar que no ano de 2022, em 9 meses, foram instaurados 270 PPP, dos quais 106 referem-se à categoria de Violência Doméstica”, adianta a mesma fonte.

A sessão de abertura do Encontro contou com as intervenções de Fernanda Almeida, coordenadora da Equipa Técnica Regional Norte em representação da presidente da Comissão Nacional Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse e de Ana Maria Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade