Procurar
Publicidade

CIM Tâmega e Sousa quer criar Centro Tecnologia e Inovação em Paços de Ferreira

Centro Tecnológico será instalado em Paços de Ferreira

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa “está a trabalhar no sentido de criar e instalar na região o Centro de Tecnologia e Inovação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário”, refere uma nota do CIM Tâmega. Nesse sentido, decorreu na passada sexta-feira na sede da CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, a reunião de arranque oficial do projeto, que juntou à mesa 13 entidades públicas e privadas ligadas ao setor e principais instituições do sistema científico e tecnológico da região.

O Centro de Tecnologia e Inovação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário é um dos 25 projetos considerados pela CIM do Tâmega e Sousa “como sendo estruturante para este território e para a sua estratégia de desenvolvimento para o período correspondente à execução dos fundos do próximo quadro comunitário – o Portugal 2030”.

Para Pedro Machado, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, “o mobiliário é um setor com uma marca muito forte na região, mas, por outro lado, é também evidente a inexistência, tanto a nível regional como nacional, de um centro tecnológico ou de um centro de valorização e transferência de tecnologia de apoio às indústrias nas efetivas necessidades destas. E olhando para os desafios que se nos impõem em matéria de competitividade, num contexto fortemente concorrencial, a constituição de um centro de tecnologia e inovação operacional para a indústria da madeira e do mobiliário é claramente estratégica”.

O Centro de Tecnologia e Inovação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário será instalado em Paços de Ferreira e funcionará em complementaridade com a Academia Profissional de Paços de Ferreira, outro projeto estratégico da CIM do Tâmega e Sousa, potenciando ganhos de escala e sinergias entre as duas entidades.

O Centro de Tecnologia e Inovação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário representará um investimento na ordem dos 5,2 milhões de euros, a concretizar até ao final de 2024, através de candidatura aos instrumentos que vierem a ser definidos no Portugal 2030 ou noutros apoios públicos.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade