Procurar
Publicidade

Exposição de escultura marca estreia de Serralves em Lamego

Exposição de escultura marca estreia de Serralves em Lamego

O município de Lamego e a Fundação de Serralves inauguraram a primeira exposição artística ao abrigo do protocolo de cooperação firmado entre as duas instituições que vigorará nos próximos quatro anos.

A exposição “Matéria / Ação: Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970” apresenta obras de artistas portugueses e estrangeiros, espalhadas pelos três pisos da Galeria Solar da Porta dos Figos.

O município reforça que “nesta nova exposição, que integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, os visitantes são convidados a conhecer de perto um conjunto de esculturas das décadas de 1960 e 1970 que permite reconhecer aspetos centrais às práticas artísticas associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e, sobretudo, ao pós-minimalismo e à arte processual que marcaram este período”.

“As obras escultóricas são apresentadas em diálogo com trabalhos em vídeo, evidenciando pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

Fotografia: Câmara de Lamego

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, destacou que “este passo possibilita que, a partir de agora, os lamecenses e as entidades locais tenham um acesso mais alargado e uma maior proximidade à arte, à cultura, às indústrias criativas e às diversas iniciativas de sensibilização ambiental promovidas pela Fundação”.

 “Constitui uma excelente oportunidade para acolhermos exposições e eventos culturais de grande qualidade, com a chancela de Serralves, que de outro modo não poderíamos receber. Além disso, englobará ações de sensibilização ambiental a desenvolver com o nosso Parque Biológico da Serra das Meadas que terão como principais destinatários as nossas crianças e jovens. Acredito que esta nova relação tem tudo para ser um sucesso”, disse Francisco Lopes.

A exposição “Matéria / Ação” estará patente ao público até ao próximo dia 19 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10 às 18h horas, com interrupção à hora do almoço. A entrada é livre.

Será complementada com atividades do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, junto dos serviços do Município de Lamego e da comunidade escolar.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade